Mais uma falácia no texto do professor revolucionário… Além de confundir rankings, ele não sabe matemática, tadinho!!!

Contestei ontem aqui o artigo de Vladimir Safatle, professor da USP, colunista da Folha e notório apoiador de movimentos extremistas na universidade e fora dela. Nas pegadas de Slavoj Zizek, ele já escreveu até um texto dando piscadelas para o terrorismo. Um verdadeiro “gênio”, como querem os seus amigos, certamente desatentos à sua gramática e […]

Contestei ontem aqui o artigo de Vladimir Safatle, professor da USP, colunista da Folha e notório apoiador de movimentos extremistas na universidade e fora dela. Nas pegadas de Slavoj Zizek, ele já escreveu até um texto dando piscadelas para o terrorismo. Um verdadeiro “gênio”, como querem os seus amigos, certamente desatentos à sua gramática e à sua matemática… Hoje, eu lhe sugiro um bom lugar para defender invasões: a fazenda de seu pai, que foi ocupada por sem-terra, que tiveram de sair porque o pápi pediu reintegração de posse, claro! Os sem-terra afirmam que a fazenda pertence ao Banco do Brasil em razão de dívidas não-pagas.

Pois bem, no artigo de ontem, alertam-me os leitores, Safatle incorreu em outra falácia que não apontei com clareza. Escreveu ele:
“Mas, vejam que engraçado, segundo a QS World University Ranking, os Departamentos de Filosofia e de Sociologia da USP estão entre os cem melhores do mundo, isso enquanto a própria universidade ocupa o 169º lugar. Ou seja, se a USP fosse como dois dos principais departamentos da FFLCH, ela seria muito mais bem avaliada.”

Trata-se de outra inverdade, própria de quem não entendeu o que leu ou de quem distorceu o resultado de maneira deliberada. A USP aparece em 169º lugar num ranking de 700 universidades. Os rankings em que aparecem, respectivamente, filosofia e sociologia são outros e reúnem 200 cursos cada. Mais: os critérios para avaliar as universidades e os cursos em particular são absolutamente distintos. O site expõe tudo em detalhes. Os interessados poderão se divertir a valer.

Nota para entender o que vem: filosofia e sociologia aparecem no ranking dos cursos em 51ª posição, junto com outros 49 — a ordem passa a ser apenas alfabética. Vale dizer: podem estar em 51º lugar ou em 100º.

Digamos que os rankings fossem comparáveis (NÃO SÃO, REITERO), digamos que Safatle não estivesse equiparando mussarela e presunto: o raciocínio mais elementar demonstra que sua afirmação é falaciosa. Por quê? Ora, escolha 24,15% das 700 universidades a partir da melhor: pronto! A USP está lá, certo? Para encontrar filosofia e sociologia em seus respectivos rankings, seria preciso selecionar, no mínimo, 25,5% dos cursos — se eles se encontrarem, claro!, na 51ª posição; se estiverem na 100ª, aí só selecionando 50%…

Safatle comparou alhos com bugalhos. Mas, ainda que não o tivesse feito, resta evidente que  também não sabe fazer conta. Assim, ao contrário do que diz este gênio da raça, ainda que alhos e bugalhos fossem uma coisa só, “se a USP fosse como dois dos principais departamentos da FFLCH, ela poderia ser muito mais MAL avaliada.” Ele vai pedir desculpas aos leitores da Folha por esse erro objetivo? Acho que não… Deve achar a matemática uma linguagem própria da burguesia reacionária…

Tudo bem, pode-se dizer que ele é professor de filosofia… A disciplina já foi íntima da matemática um dia, mas isso era no tempo em que filósofos, ao menos aqueles como ele, não estavam fazendo “revolução” no campus do Butantã…

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s