Kadafi decreta cessar-fogo. E agora?

Kadafi obedeceu a um dos itens da resolução da ONU e declarou cessar-fogo. Muito bem! E agora? Qual é o desenho que Obama, Sarkozy e Cameron têm em mente? O ditador se compromete a não avançar. E seus inimigos armados? Farão o mesmo, ou o “mundo”, pautado pela Al Jazeera, volta a exigir que o […]

Kadafi obedeceu a um dos itens da resolução da ONU e declarou cessar-fogo. Muito bem! E agora? Qual é o desenho que Obama, Sarkozy e Cameron têm em mente? O ditador se compromete a não avançar. E seus inimigos armados? Farão o mesmo, ou o “mundo”, pautado pela Al Jazeera, volta a exigir que o Lado A fique parado enquanto o Lado B avança com suas armas? Guerra civil é diferente de resistência pacífica na praça, certo?

Obama está fazendo bobagem no poder há apenas dois anos. É estagiário do ramo de marketing, não de governo. O tirano Muamar Kadafi está matando há mais de 40 — continuou a fazê-lo, inclusive, nos últimos dois, aí alinhado com a política americana antiterror. O diabo sabe porque é velho, não porque é inteligente. Obama e Cameron, da geração pós-rock’n’ roll, não devem ter pensado na hipótese do cessar-fogo. “Já que Kadafi é um facínora doidão, ele vai pra cima”, devem ter imaginado. Pois é. Parou!

E agora? O que as impotências democráticas vão exigir dele que não deva ser exigido de todos os outros ditadores árabes? A pergunta não é minha, mas do “povo na praça” do Iêmen, do Bahrein…

A imposição da zona de exclusão aérea deveria começar pelo bombardeio das baterias antiaéreas líbias, certo? Haverá o ataque preventivo, por garantia, ou se vai ficar esperando?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s