Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Investigação sobre Palocci é mantida em segredo

Por: Reinaldo Azevedo

No Globo:
A Procuradoria da República no Distrito Federal decretou sigilo nas investigações que apuram suspeita de crime de improbidade do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci. O Ministério Público quer preservar as informações que recebeu da Receita Federal: cópia de todas as declarações de Imposto de Renda da Projeto, empresa de consultoria de Palocci. Os documentos servirão para instruir o inquérito que apura se houve irregularidade no aumento vultoso do patrimônio de Palocci em curto período. Pesa sobre ele a suspeita de que houve tráfico de influência na prestação das consultorias.

As declarações de renda foram entregues ao Ministério Público no último dia 9. O caso está sob a responsabilidade do procurador da República Paulo José Rocha Júnior. Ele ainda está analisando os papéis, mas decidiu manter o material em segredo especialmente para preservar sua estratégia de investigação.

O procurador também pediu à defesa de Palocci outros dados da empresa, como cópia de contratos, comprovantes de prestação dos serviços e escrituração contábil. Os documentos ainda não foram enviados. Na última sexta-feira, os advogados reuniram-se com o procurador para acertar como será feita a entrega. Rocha Júnior deu prazo até o dia 21 para receber as informações, e reiterou o compromisso de manter os dados em segredo.

Diante de informações recebidas sobre o caso, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, arquivou o caso, pois não viu indício de crime cometido pelo ex-ministro. No entanto, a Procuradoria da República no Distrito Federal abriu ação civil para apurar prática de improbidade administrativa.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

26 comentários
  1. Se-Gyn

    Parabéns ao MP. Foi coerente, corajoso e zeloso. O assunto é particular e só interessa a Faloffi e ao clube da Luluzinha – então, porque cargas d’água alguém teria que se metir nisto? O Procurador exerceu o papel para o qual é condignamente pago e PT, saudações! Quem não estiver satisfeito, que vá chorar no pé do cruzeiro. Cada um no seu canto, chorando o seu pranto. Aplicou-se a lei do murici – cada um por si!

  2. Aldo Matias Pereira

    Reinaldo,
    Qual a dificuldade que uma empresa normalmente constituida e em funcionamento teria para levar tanto tempo para entregar os documentos que a Procuradoria solicita? Para mim, só uma explicação: eles precisam ser fabricados e os envolvidos precisam ser intruídos sobre o como devem se comportar. Como nos casos dos dossiês que eles costumam fabricar!!!

  3. José Mário Fontes

    Os brasileiros não podem confiar mais em ninguém da máquina pública! Tudo está aparelhado ou comprado. Salvam-se poucos agentes públicos probos e interessados no cumprimento da lei e na defesa das instituições.

  4. Cassio

    A Dilma não tinha prometido transparência?

  5. Anonimo

    Eu estou desconfiado que até a Receita federal tem rabo preso,quanto ao Ministro Roberto Gurgel, se for constatado tráfico de influência ele deveria perder o cargo, pq na verdade ele está acobertando as roubalheira que existe na casa ou melhor no Governo do PT.
    Agora os advogados de Palocci reuniu com o procurador para acertar como será feita a entrega, ou ver quanto ele quer para arquivar o processo
    Estamos num Pais sem moral msm, um povo que não tem respeito com sociedade.
    Vergonha

  6. INDIGNADO

    Esse sigilo indica que o Palocci, reincidente, capturou muito mais do que foi divulgado. O crime, compensa!

  7. rinaldo

    Silvio, foce-mos filhos dos traficantes ricos do Rio,SP, contrabandistas libaneses,chineses,coreanos, criminosos de outros paises, estariamos no partido errado,esses ai citados acima são COMPANHEIROS PTRALHAS.

  8. Wanderlei

    Já que perdeu o emprego, poderia se candidatar a Mascote da camanha “Brasil sem miseria”

  9. rinaldo

    Combinar com o procurador como vão ser entregues os documentos.
    Tenho uma sugestão, aquela churrascaria de brasilia, do companheiro petista, não podem esquecer de rechear a cueca de dolares, uma mala é inprecindivel. Bom encontro pra elles.

  10. andre martins de andrade junior

    Muito estranho! O povo todo sabe que o Palocci é reincidente em falcatruas{vide caseiro].O STF já não merece muito crédito,alias partcularmente,nenhum crédito.Sigilo no caso deve ser para proteger terceiros envolvidos:de partidos? de empresas? de Justiça?
    Palocci já é carta riscada e não perderiam tempo com ele,mas ha o problema de ser um homem que sabe muito de bandalheiras.

  11. Cris Azevedo

    Por falar nisso…e a ERENICE, hein? Cutuque aí, Rei!

  12. Juvencio

    Quero ser um mico de circo se não tiver uns cinco petralhas envolvidos no “sucesso” da empresa do Palocci. Garanto que elles não deixaram elle embolsar o dinheiro sozinho. É por essa razão que a tramóia está sendo investigada em segredo !

  13. Eric

    Off-topic:
    .
    Por que a cada vez que “eles” nos demonstram suas incompetências, parece que estão apenas abrindo caminho para a exposição da próxima?
    .
    Dessa vez pagamos por chips defeituosos em… passaportes!:
    .
    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/brasil-defeito-no-chip-leva-a-recolha-de-11601-passaportes

  14. naldig

    Se eles querem proteger os corruptores é porque ainda existem e sempre existirão corruptos para levarem vantagens. É como que proteger a galinha dos ovos de ouro!

  15. naldig

    Todos os cuidados e sigilos são medidas para se proteger o corruptor. O corrupto todos nós já sabemos, não é mesmo?

  16. P. Fuentes

    Reinaldo
    para que gastar tempo, dinheiro e adjacências com a investigação?
    Com certeza vai ser arquivada e emitido o certificado de ínfimos antecedentes ao palocci.

    Meu primo C. Hernandez mande lembranças de diz:
    Absolvam todos por antecipação, inclusive os inocentes.

  17. Nélio

    Temos o seguinte: se o MP do DF constatar que houve ilícito cometido por Palofi como ficará o Procurador Geral da República? Só sente vergonha quem a possui…

  18. bartolomeu

    Nesse caso Palocci, todo mundo só fala de “tráfico de influência”. Só porque é gente graúda do pt. Eu acho que isso é um caso de LAVAGEM DE DINHEIRO!!! Um dia essa história toda vem à tona…

  19. SR GURGEL SE FOR PROVADOIMPROBIDADE A PALOCCI VOSSA EXCIA VAI PERDER O PRESTIGIO ANTE A OPINIAO PUBLICA

  20. Rô Dias

    Reinaldo acho que os procuradores também deveriam investigar os órgãos de controle desse país, pois temos vários e ninguém, como no mensalão, não detectou nada de errado nessas transações astronômicas.

  21. indignado

    Se mexer muito chega no apedeuta e na criação dele.

  22. É O CAPITÃO GAYYYYYYYYYY !

    o bráziu é um ‘país’ amoral.
    nojo de ser brasileiro.
    feliz por ir embora desta merda !

  23. Marcus Meyer

    Depois do tradicional Enrolaion o que será divulgado refere-se apenas ao sabor da pizza!

  24. Exfinge

    “Onde há fuma há gente”, não sei se foi o Lacan quem disse isso. Pois bem, “diga-me com quem andas que te direi quem és”, essa é velha, não é? O fato é que ninguém se toca que o Palo$$i não agiu sozinho, o Partido é age como o Grande Irmão, e depois da notícia que o PCC tem relações, mesmo que indiretas, com o ex-ministro, “só não enxerga quem não quer”.

  25. renato mesquita

    Fazer contratos com data retroativa, com um mínimo de roupagem legal, dá trabalho. Chamem o Grande Nariz…

  26. Juarez

    Ah!Que bom será, se vivo for, conhecer o resultado dessa investigação.