Cartilha do governo Lula estimula alunos de 13 a 19 anos a narrar suas “transas”

Por Leila Suwwan, na Folha desta quarta: O governo federal elaborou e vai distribuir para estudantes de escolas públicas de 13 a 19 anos uma “agendinha” com dicas sobre beijo, sedução, masturbação e saúde. Polêmica, a cartilha inclui até uma lista a ser preenchida com as melhores “ficadas” -relacionamentos-relâmpago entre jovens.Na parte sobre beijos, a […]

Por Leila Suwwan, na Folha desta quarta:
O governo federal elaborou e vai distribuir para estudantes de escolas públicas de 13 a 19 anos uma “agendinha” com dicas sobre beijo, sedução, masturbação e saúde. Polêmica, a cartilha inclui até uma lista a ser preenchida com as melhores “ficadas” -relacionamentos-relâmpago entre jovens.Na parte sobre beijos, a cartilha orienta que “beijar muitos desconhecidos numa única noite não é tão bom assim”, pelo risco de doenças. Mas compara o beijo ao chocolate, por “aguçar todos os sentidos” e “liberar endorfinas”, com a vantagem de ainda “queimar calorias”, ao contrário do doce.O material faz parte do programa Saúde e Prevenção nas Escolas – Atitude para Curtir a Vida e aborda temas variados que vão dos efeitos colaterais do aumento de peso (espinha e preguiça) até homenagem ao cantor Cazuza, morto por Aids.A cartilha foi elaborada pelos ministérios da Saúde e da Educação ao longo de 2006 e testada com alunos do Distrito Federal. A primeira tiragem teve 40 mil exemplares e o governo pretende encomendar 400 mil cópias adicionais.Um item que pode instigar polêmica entre pais são as duas páginas dedicadas às “ficadas”. Em uma delas, há espaço para o aluno preencher os detalhes das mais espetaculares de sua vida -com o esclarecimento de que a “ficada” compreende várias coisas: beijar, namorar, sair e transar.Nas páginas sobre o uso da camisinha, o caderninho ensina a colocar o preservativo sob o título “O pirata de barba negra e de um olho só encontra o capuz emborrachado”.Entre os cinco motivos para usar camisinha há a “sedução”, além da “proteção”: “Colocar o preservativo pode ser uma excelente brincadeira a dois. Sexo não é só penetração. Seduza, beije, cheire, experimente!”.
Assinante lê mais aqui
CAMISINHA – O Ministério da Saúde anunciou ontem que pretende ampliar a distribuição de camisinhas para jovens nas escolas públicas após uma pesquisa constatar que 45% dos estudantes ouvidos tinham vida sexual ativa e que 30% não haviam usado preservativo na sua mais recente relação.O governo rejeita que exista uma estimulação sexual precoce com a medida e avalia, com base em pesquisa da Unesco, que é necessária uma política pública sobre o tema que não seja omissa. Hoje, o programa de DST/Aids tem como meta anual a distribuição de 100 milhões de camisinhas para a faixa etária de 13 a 24 anos.Ainda não há previsão de quando e como será feita a distribuição, mas pelo menos uma das formas será por meio de máquinas eletrônicas -já existe um concurso para o desenho do equipamento nas escolas técnicas federais. “Já existe uma decisão concreta de expansão”, disse ontem o ministro da Saúde, Agenor Alvares.
Assinante lê mais aqui
Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    rita pereira

    AMADO PASTOR ACREDITANDO NO QUE OS PASTORES FALAVAM, VOTEI UM DIA EM GAROTINHO. FAÇA POR GENTILEZA UM COMENTÁRIO SOBRE ELE JÁ QUE O MESMO É PRESBITERIANO.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Jotacê

    O comentário feita pela Elis mostra que a mesma está com informações erradas à respeito da maioria dos nossos adolescentes. Sou professor e posso afirmar que ainda tem muitas das nossas crianças entre 10 e 15 anos que podem até ter interesse em conhecer mais sobre as questões sexuais, no entanto tem receio de torná-las práticas, na maioria das vezes por respeito à educação dada pelos pais. É uma idéia errônea generalizar que todos os nossos adolescentes já estão adiantados na prática do sexo, porém iniciativas como a do governo federal é que podem empurrar muitas crianças para esta prática, quando existem tantas outras coisas importantes para elas aprenderem.

    Curtir

  3. Comentado por:

    drsan

    Seguindo a inicial do colega Jotacê, o comentário feito pela Elis deixa claro que muitas pessoas neste país tem muito o que aprender, e não sabem nada de educação de crianças e adolescentes. Debater o assunto é uma coisa, mas entregar cartilhas mostrando as nossas crianças de 8, 10, 13…anos como se masturbar é outra. Daqui a pouco o país vai se encher de pedófilos, não existirá mais o respeito que pouco ainda temos, o caráter dos nossos jovens, famílias se destruindo por falta do amor em Jesus . “Deus salve esta nação que está prestes a sucumbir aos desejos de altoridades como a do governo Lula”. O inimigo está desfarçado com máscaras por trás de uma mulher,mas antes a de um homem que sancionou uma lei como esta, e diz que foi Unicef entre outros que estimularam, pesquise como é a cartilha na Alemanha onde o governo impõs e o povo teve de engolir a seco uma coisa pior ainda e sem direito de no mínimo uma pesquisa com pais e professores.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Luciana

    O sexo ainda é um tabu muito forte, devido à grande hipocrisia de nossa sociedade. O fato é que crianças e adolescentes se masturbam ( mesmo sem cartilhas), têm curiosidade natural pelo assunto e buscam saciá-la seja de que maneira for e quer os adultos queiram e falem a respeito ou não. Acho que o sexo é parte natural da vida humana, cabe aos pais orientar os filhos para que busquem relações afetivas sadias e que respeitem e valorizem o seu corpo que é templo do seu espírito, o que é mais importante mas tb acho válido que as escolas estimulem um diálogo mais aberto para que os jovens parem de ver o assunto como coisa proibida e errada e absorvam melhor as informações que os ajudem a saber como se prevenir bem de doenças e gravidez precoce.A Partir daí, é livre arbítrio de cada um.

    Curtir

  5. Comentado por:

    anônimo

    Os furnicarios não erdarão o reino de Deus, nem os mentiros etc.. 1 corintos v… 6 a 10 tadinhos desses politicos não conhecem o PODER DE DEUS!!!! vão derreter no lago de fogo e enxofre.. infelismente…só resta uma coisa se arrepender…(de tanta baixaria) misericódia SENHOR.

    Curtir

  6. Comentado por:

    RUTH

    ABOMINÁVEL! REPUDIÁVEL!
    O MEU PAÍS NÃO É ESSE BIG BROTHER BRASIL EM QUE O GOVERNO QUER NOS TRANSFORMAR!

    Curtir

  7. Comentado por:

    wong

    A Família é a celula mater da sociedade. Destruindo a familia, os “dirigentes” conseguem o que querem. Educação sexual, sim. Ensinar deturpações, não.Gays,lesbianismo,aborto: são coisas contrárias à natureza original.A natureza não reage de imediato, mas se vinga ao longo do tempo. Vamos colher os frutos do que plantamos, esta lei é infalivel.

    Curtir

  8. Comentado por:

    Henrique

    Que vergonha pra nos Brasileiro com este Governo,( no Estrangeiro ) para quem simpatiza com Castro, Chaves ,Morales ,Musadinechad e Dilma,esta abrindo as portas para entregar o nosso Pais ao Chaves da Venesuela , Deus nos livre da terceira Guerra mundial que pode acontecer no continente das Americas.

    Curtir

  9. Comentado por:

    Elenice Castilho

    Como podemos impedir que tais cartilhas cheguem a nossas crianças? Será que não existe nenhum parlamentar descente neste País? Vejo com muita tristeza tal situação, nunca fui Petista e nunca votei no Lula…. mais agora temo pelo
    governo que possa vir….

    Curtir

  10. Comentado por:


    com esse governo antidemocrático. faz medo se manifestar contra.

    Curtir

  11. Comentado por:


    e impressionante como os governadores não tem oDEUS VERDADEIRO no coraçao. lamento. mas quando as 7 ultimas pragas começarem a cair . nao quero estar na pele deles não. Como no passado. Deus tem alertado constantemente a se voltarem para Deus. mas o inimigo de nossas almas não está parado não . ele deseja o pior para a humanidade desde as geraçoes antigas . até a nossa . e talvez a geraçao futura. se Jesu não voltar antes. venha logo senhor Jesus. e minha oração.

    Curtir

  12. Comentado por:

    Lu

    Nossa estou horrorizada com esta disputa Presidencial, acho que nunca vi coisa igual tanta baixaria, estamos acostumados a ve este tipo de coisa em disputa para Prefeito e nos interiores de Minas, onde tem cidades de pouca população, não entendo porque o TRE deixa este tipo de coisa acontecer, acho que depois desta eleição seria importante reverem as regras de uma disputa, porque o que temos visto na TV é um desrespeito com NÓS BRASILEIROS. Que desespero é este para SUBIR A RAMPA. Aparecem que estão num vale tudo…pena que não tem outro candidato, porque bom seria que nenhum dos DOIS ganhassem esta ELEIÇÃO para aprenderem a respeitar o POVO.Queremos ligar nosso Tv e ouvir o que vão fazer não acredito que o povo está interessado em significado de ditado popular .Que polêmica por causa de uma bolinha de papel contratam até perito brincadeira né quantas vezes o povo é agredido nas grandes cidades e não se vê o governo fazer nada …TENHO CERTEZA QUE NÃO SÓ EU , MAS MUITOS BRASILEIROS NÃO VE A HORA DE CHEGAR DIA 31 PARA FICAR LIVRE DESSA BOBAGEM QUE ELES CHAMAM HORÁRIO POLÍTICO.

    Curtir

  13. Comentado por:

    Rubens

    O mais triste de tudo, é que esse governozinho de merda, vem tentar cumprir tarefa destinada aos pais, quando nem as próprias, ele deseja, pretende, ou, quer cumprir.
    À César o que é de César… SEU MOLUSCO TRUCULENTO E ANALFABETO!!!
    Deixem-nos ensinar aos nossos filhos o que achamos certo! Isso cabe à nós, os pais.

    Curtir

  14. Comentado por:

    Alencar

    Você que é pai e mãe, ensine seu filho sobre sexo. Não deixe que a omissão dê oportunidade a um governo imoral depravar sua família.
    Você que é cidadão, não deixe que isso continue. Vote contra o PT.

    Curtir

  15. Comentado por:

    M. Filho

    Só focar uma solução paliativa não resolve, precisamos ser como a camisinha, prevenir e guardar nosso corpo do mal, ensinar um filho a se guardar para sua esposa, ensianr a filha que em geral os homens definem que é normal uma moça não ser mais virgem, que isso não tem nada a ver, mas que na hora de escolherem uma esposa, sua preferencia não é o que declaram. Vamos cuidar de nossos filhos, essa responsabilidade é nossa.

    Curtir

  16. Comentado por:

    michael

    Agora as coisas estão ficando do jeito que o “diabo”gosta… parabens LULA.. vc conseguiu

    Curtir

  17. Comentado por:

    ELIAS

    Eu acho que o Lula tem mesmo moral para lançar esta apostila, por que como pai ele é um exemplo. veja o filho dele, um homem honesto, inteligente, trabalhador, administrativo a ponto de ser um monitor de zoologico e em menos de 8 anos de governo do sei pai se tornou um mega milionário, a ponto de se dornar dono da telefonias OI. Imagino que o Sr. Lula se inspirou nisso para lançar esta apostilha. Por isso dalhe PT neles quem sabe o seu filho tambem não seja dono de uma grande empresa no inferno. Abra o olho e não deixe o mundo ensinar seu filho, mais siga o conselho do sábio Salomão quando diz: Ensina a criança no Caminho em que deves andar, para até quando existir um PT na face da terra ele não seja desviado deste caminho. Abraços e que Deus ilumine a mente de cada eleitor

    Curtir

  18. Comentado por:

    LOBO

    Fico imaginando qual deveria ser a proposta para conbater o grande numero de gravidez em adolescentes, ou como combater o avanço da AIDS na população jovens, adultos e inclusive idosos. Aos criticos religiosos das açoes do governo, devo lembrar que para salver as pessoas eles precisao estar vivas. Isso mesmo (vivinha da silva), caso contrario vamos evangelisar a uma população de mortos, semelhantes as que se encontran nos paises da AFRICA. VIVA AO LULA, VIDA LONGA AO PRESIDENTE.

    Curtir

  19. Comentado por:

    anizio

    se tem doença envolvendo a sexualida, OS GOVERNANTES PRECISAM ENSINAR A SOCIEDADE É SOBRE HIGIENE SEXUAL. XEXO É COISA NATURAL MAS DO JEITO QUE JÁ ESTÁ, PRECISA MAIS SER REFREADO DO QUE ESTMULADO PARA EVITAR TANTAS VIOLÊNCIAS SEXUAISE DISTURBIOS. O SER HUMANO QUE PRECISAR DE EDUCAÇÃO SEXUAL(A NÃO SER DICIPLINA) ESTÁ COM A INTELIGÊNCIA BEM A BAIXO DOS ANIMAIS E DOS BEBÊS.ACASO OS BEBÊS PRECISAM DE EDUCAÇÃO PARA MAMAR? E OS ANIMAIS PRECISAM DE INSTRUÇÃO SEXUAL? A ESCOLA PRECISA ESTIMULAR É A CRIATIVIDADE DOS JOVENS PARA QUE ELES POSSAM CRIAR UM MUNDO MAIS BELO E JUSTO DO QUE CRIAMOS ATÉ AGORA. O PIOR DE TUDO: AS AUTORIDADES QUE NÃO CONSEGUIRAM CONTROLAR SUA LIBIDO, ESTÃO CONFUNDINDO EDUCAÇÃO SEXUAL, COM PERVERSSÃO SEXUAL.

    Curtir

  20. Comentado por:


    QUERIDOS PEÇO QUE PRESTEM ATENÇÃO NO QUE VOU ESCREVER PRINCIPALMENTE QUEM DEU A LEGALIDADE DESSAS COISAS ACONTECEREM.
    NA PALAVRA DO SENHOR DIZ: EM GENESIS CAP 13 QUE ELE NÃO ACEITA A INIQUIDADE E A ABONINA A INIQUIDADE E ASSIM COMO AQUELE PODE PAGOU PELA SUA INIQUIDADE NOS TAMBÉM PODEREMOS PAGAR.
    NOSSA NAÇÃO PODE DESAPARECER DO MAPA O BRASIL PODE SER UMA VAGA LEMBRAÇA POR QUAUSA DA INIQUIDADE.
    CREIO QUE O SENHOR JÁ ESTA A PORTA TANTAS COISAS JÁ ESTÃO ACONTECENDO ISSO SÃO SINAIS DA VOLTA DELE.
    QUE O SENHOR POÇA TER MISERICORDIA DE NOS POIS O QUE O DIABO TEM PLANTADO NAS MENTES E NOS CORAÇÕES DESSE PODE É APENAS O QUE ELE DISSE QUE FARIA ELE DISSE QUE VEIO PARA MATAR ROUBAR E DESTRUIR ELE ESTA CUMPRINDO O QUE ELE DISSE.
    ESPERO QUE O SENHOR TENHA MISERICORDIA DE SUA VIDA É VC QUE ESTA LENDO ESSA MENSAGEM.
    POIS DO HOMEM DEUS TE LIVRA, DO DIABO DEUS TE LIVRA, MAIS DE DEUS QUEM TE LIVRARA NINGUÉM SAIRA IMUNI AO DIA DO JUGAMENTO LEIA A PALAVRA DO SENHOR E EU PROFETIZO QUE VC TERA O RHEMA DESSA PALAVRA.QUE DEUS O ABENÇÕE E VC QUE CONCORDA COM ISSO QUE DEUS COMEÇE A ESTREITAR OS SEUS DIAS E QUE VC POÇA VER QUE DEUS NÃO É UM BRINQUEDO.

    Curtir

  21. Comentado por:

    marly

    Educação sexual se faz nescessaria, porém eu vejo uma diferença entre “educar e estímular” . Nisto estao esquecendo o problema das drogas q ao meu ver é bem mais nescessario a preocupação, jovens estao acabando c a familia entrando p criminalidade,esse papo eu ñ vejo em debates e qdo acontece é o menor tempo

    Curtir

  22. Comentado por:

    rubens

    vergonhosooooooooooo

    Curtir

  23. Comentado por:

    mineira

    Meu Deus,um presidente que se vangloria por nunca ter conseguido chegar ao final de uma página de um livro e diz que ler é muito chato,nem sabe o conteúdo dessa pseudocartilha.Pais,pelo amor de Deus e de seus filhos e netos,não deixem a orintação dos seus filhos nas mãos de pessoas inescrupulosas,crie-os no temor de Deus para que fiquem imunes à essas pragas que estão deixando a nossa juventude sem ideais,sem rumo certo,por favor,adotem seus p´roprios filhos antes que o governo os manipule.Mineira

    Curtir