Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A estratégia de Picciani para derreter Pezão

A arte de manipular a Alerj

O Ministério Público Federal explica no documento de 232 páginas enviado à Justiça que o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani (PMDB), agiu de forma deliberada para fragilizar o governador Luiz Fernando Pezão.

De acordo com os procuradores, Picciani usou o Tribunal de Contas do Estado para enfraquecer o governo e, desta forma, assegurar poder absoluto sobre a administração estadual.

“… enquanto o tribunal de contas esteve composto por integrantes do mesmo grupo criminoso, muitos dos quais oriundos da própria ALERJ, como o ex-deputado Domingos Brazão, não houve risco algum para a responsabilização dos gestores, em
que pese a comprovada administração criminosa das verbas públicas”, escreveram os procuradores.

“Ciente dessa realidade, numa evidente demonstração de controle sobre o parlamento, Picciani articulou para que o processo de tomada das contas de 2015 do executivo tivesse como relator o deputado estadual Luiz Paulo Correa da Rocha, que em exercícios anteriores já havia se posicionado pela rejeição delas, apontando suas irregularidades”, prosseguem.

“Para tanto, contou com o apoio de Albertassi, que muito embora pudesse assumir a relatoria pessoalmente, dada a prerrogativa do presidente da comissão, permitiu que a escolha ficasse com alguém que certamente votaria pela rejeição, algo que deixaria o governo mais exposto e fragilizado e ainda mais dependente da força política do presidente da ALERJ”, afirma o MPF.

Atualização: o deputado Luiz Paulo Correa da Rocha esclarece que não foi relator das contas. Mas que, como membro da comissão responsável, votou contra a aprovação por entender que havia uma série de violações à responsabilidade fiscal.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s