Apaixonada pelo Brasil, feminista Camille Paglia põe Daniela Mercury acima de Lady Gaga

Figura polêmica por suas posições a respeito de sexualidade e cultura pop, a feminista ítalo-americana Camille Paglia empresta ao site de VEJA um pouco de sua verborragia ácida. Em entrevista realizada durante a Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), ela fala do Brasil, da era do controle do estado sobre o indivíduo, que para ela foi responsável pelo revés sofrido por Barack Obama nas eleições legislativas ocorridas nos Estados Unidos em outubro, e, é claro, de sua musa Daniela Mercury, que seria uma artista verdadeira, ao contrário da “fraude” Lady Gaga, uma mera cópia piorada de Madonna.

http://videos.abril.com.br/veja/id/8f6fcf00dbe3f0e77c6126758d5c241b?
http://videos.abril.com.br/veja/id/1a76c7734baab79dc3bd8de6c1622665?

Maria Carolina Maia

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    moises rocha

    Acho a Daniela mercury uma cantora excepcional.Nao é a toa que a mesma é chamada sempre para homenagear grandes nomes da musica brasileira. A Lady Gaga é mais um clone da Madona com muitas outras que aparecem e desaparecem sem deixar vestigios.Se Daniela nao esta no topo hoje é por que o brasileiro ainda nao aprendeu a dar valor ao que é bom.Sao os mesmos brasileiros que votaram em Tiririca.um povo sem cultura,sem educacao.Ainda bem que toda regra tem exceção. Já pensou Tiririca na presindência? Ufa!

    Curtir

  2. Comentado por:

    lipe cabu

    daniela é cover de si mesma,ja lady gaga imita madonna nao tem originalidade como daniela,adorei a comparaçao de camile foi super sabia

    Curtir

  3. Comentado por:

    Fagner Abreu

    Acho que não deve comparar o incomparável. Daniela tem um estilo, Gaga tem outro, Ivete (apesar de ser axé) tem outra vertente, Madonna tem outra. São estilos diferentes. Agora para reponder a Jorge, nada contra ti Jorge, até porque não te conheço e nem estou defendendo Paglia, mas ela é simplesmente É Ph.D em língua inglesa pela Universidade de Yale. É considerada uma das principais críticas do feminismo, especialmente o “puritano e stalinista”. É professora no Philadelphia College of the Performing Arts.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Lig

    Gaga se veste de carne pra parecer que é gente, Daniela, basta ler os coments pra perceber que ela, de fato, é gente, o simples fato de rotulá-la chata, arrogante, prova que ela é gente, mas independente disso , que não é o caso, se o objetivo é falar de originalidade, independente de estilo, pode colocar meia MTV americana que Daniela derruba todos… basta observar como quase todos os clips dos atuais tops se parecem… já Daniela, realmente, só consegue imitar a si mesma. E olhe lá…

    Curtir

  5. Comentado por:

    Emilia Franzosi

    Eu gostei de seu comentário sobre Daniela. Mas em relação a Lady Gaga, me pareceu uma análise superficial e equivocada, totalmente.

    Curtir

  6. Comentado por:

    Jader Gonçalves

    Já não se fazem artistas verdadeiros como Daniela Mercury, vivemos numa era “Fake”, onde copiar é o caminho mais fácil do sucesso!!!! Daniela Mercury continua mostrando a sua importância na história da música soteropolitana, baiana, brasileira e claro, universal!!!!!

    Curtir

  7. Comentado por:

    flavio

    concordo com Camille Paglia, uma artista no porte de daniela mercury nao se encontra em qualquer lugar e ainda enche o brasil de orgulho. por isso sempre fui e sempre serei fa desta mulher impar de nosso pais. as vezes paro para tentar avaliar a inteligencia de daniela e nao consigo. uma verdadeira rainha. te amo sempre dani. so falta uma coisa: o seu nome eternizado na calçada da fama, é sim é o meu sonho.

    Curtir

  8. Comentado por:

    Harlen

    Quando surgem comentários como esse as polêmicas são inevitáveis. Ninguém questiona a popularidade de lady Gaga, Madonna, dentre outras, o que é dito é sobre a essência cultural que permeia cada trabalho e do quanto o mercado interfere nas referências artisticas das artistas usadas como exemplo.Quando se opta por fazer algo em que se acredita (falar da cultura brasileira pelo mundo, caso de Daniela) a popularidade fica suprimida pela decisão conjunta de não se submeter a ditadura comercial das gravadoras. Na outra comparação fala-se do quanto a preocupação com o sucesso a qualquer custo faz grandes artistas (não questiono qualidade de nenhuma) abrirem mão de suas ideologias em prol do sucesso instantâneo e bombástico. Nenhum artísta anônimo que recebe uma oportunidade de grande projeção não recusaria, o fato é que, mesmo depois de uma vida financeira estável elas conseguem fazer a opção pela arte, continuam a ser meros produtos populares mantidos pelos altos investimentos feitos para que suas músicas sejam sucesso. Não tenham dúvida, sucesso = $$$ investida para aparecerem nos meios de comunicação. Todas tem grana para dar e vender, qual delas optou por fazer arte? A discussão não é quem é melhor ou pior, a questão é quem faz arte. Gosto de todas pessoas citadas, mas ARTISTICAMENTE FALANDO Daniela realmente é incomparável, POPULARMENTE FALANDO Lady Gaga(hoje) é imcomparável, e assim segue o ciclo de quem paga mais para aparecer. Cadê a britney spears . . . e muitas outras? Madonna é precursora tbém, independente de como se mantém na mídia é referencia tbém.

    Curtir

  9. Comentado por:

    Maria Eeugenia Lopes de Oliveira

    Essa mulher é fantástica !

    Curtir