Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Capa de jornal: Veto de Dilma gera prejuízo e desemprego no Nordeste. Será que nordestinos vão acordar agora?

Os nordestinos que votaram maciçamente em Dilma Rousseff já estão preparados para ter R$ 19 bilhões de prejuízo e perder 153 mil empregos?

A presidente vetou dois artigos da Medida Provisória nº 656 que estendiam até 2042 a vigência de acordo entre a Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), subsidiária da Eletrobras, e indústrias eletrointensivas do Nordeste. Com a decisão, os contratos continuam valendo apenas até 30 de junho deste ano. Pelo acordo em vigor a Chesf fornece energia para essas indústrias a um custo abaixo do mercado, num preço aproximado de 100 reais por megawatt-hora (MWh). Entre as empresas favorecidas com esse contrato especial estão Vale, Braskem e Gerdau.

O veto gera uma reação em cadeia de prejuízos para as indústrias nordestinas. A previsão é de que o custo da energia ficará até quase quatro vezes maior, causando uma perda de R$ 16 bilhões na produção, além do fechamento de 8 mil postos de empregos diretos e 145 mil indiretos. Os casos mais delicados envolvem fábricas instaladas nos estados da Bahia, de Pernambuco e Alagoas. O efeito cascata será inevitável em outras áreas, inclusive com aumento no preço dos imóveis, com informa a capa do Diário de Pernambuco desta sexta-feira (23).

E aí? Será que os nordestinos vão acordar agora?

Veto de Dilma NE

* PS: Como eu havia comentado aqui a rebelião no complexo do Curado, aproveito a capa acima para informar qual é a situação agora: O processo de transferência de presos do antigo Aníbal Bruno continua e uma nova lista seria anunciada hoje. A medida atende à reivindicação dos detentos que se rebelaram por três dias, causando três mortes (uma por decapitação) e deixando mais de 70 feridos. Ontem o clima de tranquilidade se restabeleceu e os presidiários jogavam futebol na área de convívio. Já na Barreto Campelo, em Itamaracá, a tensão continua e um preso foi esfaqueado. Dilma, que propôs na ONU o “diálogo” dos EUA com os terroristas que decapitam inocentes, não apareceu para “dialogar” com ninguém.

Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil

Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    vanda

    infelizmente a maioria dos nordestinos tem a mente cravada, sem visão de futuro. Esqueçam as bolsas, vão estudar, cresçam ….. pensem antes de agir, não caiam mais nessa, sejam inteligentes, vcs conseguem.

    Curtir