Silvio Navarro: A solidão de Lula

Se constassem da agenda oficial, seria possível contabilizar com precisão o espantoso número de voos feitos pela presidente Dilma Rousseff na rota Brasília-São Paulo, em busca de algum conselho mágico de Luiz Inácio Lula da Silva para sobreviver à tormenta na qual o criador lançou a criatura.

Se constassem da agenda oficial, seria possível contabilizar com precisão o espantoso número de voos feitos pela presidente Dilma Rousseff na rota Brasília-São Paulo, em busca de algum conselho mágico de Luiz Inácio Lula da Silva para sobreviver à tormenta na qual o criador lançou a criatura.O trajeto foi repetido na última sexta-feira pela senhora dos dias mais tristes da história democrática do Brasil. Mas a motivação da viagem foi inédita. A Dilma que embarcou a jato para o encontro com Lula não procurava ajuda. Pela primeira vez, a aprendiz tentaria consolar o feiticeiro.

O homem que sempre se imaginou ungido pelos deuses para mandar no mundo não tem nada mais a tirar da cartola. E está só. Nos últimos anos, seus melhores escudeiros passaram (alguns ainda estão passando e passarão) dias difíceis dividindo a latrina da cadeia. Companheiros de rapinagem, como José Dirceu, Delúbio Soares e João Vaccari Neto, além dos crupiês que cuidavam das cartas marcadas do petrolão, encontraram pela frente uma Justiça implacável. Tiveram o mesmo destino lobistas, doleiros e office-boys de luxo da distribuição de propinas em malas e cuecas.

Sem o véu da impunidade, Lula sequer pode aparecer nas do ABC paulista. Nem mesmo desfrutar do frango com polenta: seu restaurante favorito fechou as portas no começo do ano por causa da crise econômica. Tampouco pode fazer confidências sobre os dias ruins a Rosemary Noronha, a chefe do gabinete semiclandestino da presidência da República afastada de cena pela descoberta de coisas impróprias nas gavetas numa das tantas operações da Polícia Federal.

É difícil não poder telefonar para o melhor amigo e convidar para um churrasco no sítio em Atibaia. O pecuarista José Carlos Bumlai, dono do crachá mais VIP da República e especialista em empréstimos suspeitos, também foi parar na gaiola. Lula está impedido até de frequentar o sítio, já que teria de explicar por que nunca declarou que aquele ‘puxadinho’ foi erguido e decorado pela ex-primeira-dama Marisa Letícia.

Uma saída seria um fim de semana à beira-mar, assando um peixe na churrasqueira do triplex no Guarujá. Mas neste verão também não vai dar: os amigos Leo Pinheiro e Marcelo Odebrecht estão presos, e o ex-presidente não pode ir para lá só com a família: afinal, o mega-apartamento também não faz parte do patrimônio oficial dos Lula da Silva.

Sem opções, Lula tem gastado tardes degustando chá de camomila e água com gás nas conversas enfadonhas com Rui Falcão, a companhia menos desejada da política brasileira, que até pouco tempo atrás nunca havia sido convidado sequer para almoços de rotina.

Sempre existirá o “Japonês”, é verdade. Ainda que Paulo Okamotto seja um samurai às avessas no quesito princípios, é dotado de lealdade canina. Foi o que sobrou. Por enquanto, porque ninguém sabe o que acontecerá nas próximas fases da Lava Jato.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Valter Grandolfo Origo

    O vídeo mais aguardado pela população brasileira é aquele do Japonês da Federal acompanhando Lula: É por aqui, companheiro ! Melhor do que esse seria o vídeo do engaio-lamento do nosso “erói” . Poderia erguer os punhos, como Genoíno, ou cantar “brilha uma estrela” Nunca desejei que alguém fosse para a cadeia, mas para que esse Pinóquio Falante perca um pouco sua “ignorança e arrogança” só a liberdade de uns 9 metros quadrados. Cinismo não tem cura!

    Curtir

  2. Comentado por:

    Ana Paula

    “…degustando chá de camomila…”
    ahahahahhahah
    Essa é boa…deve passar tardes tomando muito Chivas, isso sim, pago às nossas custas!

    Curtir

  3. Comentado por:

    JOÃO CARVALHO

    HA UMA CONVERSA ENTRE LULA E CHAVES, QUE FOI PUBLICADA POR DESCUIDO DA ACESSORIA, ONDE ELE DIZ AO CHAVES QUE IRIA ELEGER DILMA, SERIA O PRESIDENTE DA PETROBRAS E ASSIM FICARIA MAIS FACIL REALIZAR OS SUAS TRAMAS!

    Curtir

  4. Comentado por:

    LaérciuS

    Pobre Rato,vou enviar-lhe um queijo.

    Curtir

  5. Comentado por:

    silvio

    39 caixas de bebidas enviadas para o Sitio da Estrela Vermelha, e acha que ele bebe chá de camomila?

    Curtir

  6. Comentado por:

    Andrea

    Que vida desgraçada essa…
    Adianta querer todo o poder e não poder nem ir à padaria da esquina porque sabe que não é bem-vindo em lugar algum (Exceto no Instituto Lula e nos palcos com platéias amestradas)?
    Isso já é caso para hospício.

    Curtir

  7. Comentado por:

    Jaimisson dos Santos

    O molusco não pode mais ir pescar sardinhas no sítio em Atibaia, não pode fazer churrascos no triplex do Guarujá, não pode se consolar nos braços da Rosemary Amante Noronha, não pode mais comer polenta com frango no ABC já que o seu restaurante favorito fechou as portas por causa da crise econômica criada pela pseudo presid”anta” e ex guerrilheira de araque e não pode mais fazer as palestras pixulecos bobocas já que os empreiteiros estão todos presos!!! O que o molusco faz o dia todo agora??? Está planejando mais uma petroroubalheira ou mensalão II????

    Curtir

  8. Comentado por:

    P A U L Ã O

    O insuspeito sociólogo Bolivar Lamounier foi claro, no Painel, apresentado por William Waack, quando disse ter dificuldade em descobrir o que Lula fez nos segundo mandato. É simples: visitou o sítio em Atibaia, inspecionou o triplex, torceu para o Corintians, andou no aerolula para baixo e para cima. Levou a Rosemary para as alturas e tornou-se a mais apurada forma de ser camelô de empreiteira. Por isso é que ele sonha voltar. Pois, afinal, lucupletar sem trabalhar é para poucos e o APEDEUTA é um deles.

    Curtir

  9. Comentado por:

    Sonya

    Caro Silvio Navarro,
    Escrevendo ou entrevistando no TVeja,eh sempre excelentes as suas atuacoes,juntamente com os demais jornalistas da equipe da Veja.com
    Quanto ao solitario Pixuleco 13-171 ele esta apavorado,porque desta vez,ele sabe que a farsa acabou e que ele esta num beco sem saida!!

    Curtir

  10. Comentado por:

    irs

    Muito bom, vamos lembrar do Lula toda hora, os escândalos são muitos, vamos deixá-lo com os nervos a flor da pele. O sujeito está tão só que não quer nem mais saber de bater boca com ninguém, vai ver, já está perdendo as esperanças, deve estar com aquele medo, da PF bater na sua porta bem cedo e colocá-lo num camburão, e é isto mesmo que todos nós ainda estamos aguardando.
    É inacreditável no que o chefão se transformou, achou que poderia enganar a vida inteira, se deu mal, e agora é a criatura que consola o criador, só que não adianta nada, porque ela sabe que tem muitos obstáculos pelo caminho e não tem condições de animá-lo, e logo é ela que também poderá ficar sozinha e não vai ter ninguém para consolá-la porque errou também.
    Mas, o Lula merece ficar só mesmo, ele abandonou todos os seus amigos que hoje estão presos e são todos envolvidos na mesma sujeira. Houve justiça para estes, menos para o Lula. E quando será que vai chegar o dia do solitário?
    Pensando bem, é até bom ele já ir se acostumando com a solidão, vai que a justiça muda de ideia e leva logo o homem para acertar as contas, não é mesmo?

    Curtir