Depois do trem-bala invisível, o governo inventa o navio que não navega

JÚLIA RODRIGUES Em 7 de maio de 2010, ao lado da sucessora que escolhera e do governador pernambucano Eduardo Campos, o presidente Lula estrelou no Porto de Suape um comício convocado para festejar muito mais que o lançamento de um navio: primeiro a ser construído no país em 14 anos, o petroleiro João Cândido fora […]

JÚLIA RODRIGUES

Em 7 de maio de 2010, ao lado da sucessora que escolhera e do governador pernambucano Eduardo Campos, o presidente Lula estrelou no Porto de Suape um comício convocado para festejar muito mais que o lançamento de um navio: primeiro a ser construído no país em 14 anos, o petroleiro João Cândido fora promovido a símbolo da ressurreição da indústria naval brasileira. Produzida pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), incorporada ao Programa de Modernização e Expansão de Frota da Transperto (Promef) e incluída no ranking das proezas históricas do PAC, a embarcação com 274 metros de comprimento e capacidade para carregar até um milhão de barris de petróleo havia consumido a bolada de R$ 336 milhões – o dobro do valor orçado no mercado internacional.

Destacavam-se na plateia operários enfeitados com adesivos que registravam sua participação no parto de mais uma façanha do Brasil Maravilha. Seria uma festa perfeita se o colosso batizado em homenagem ao marinheiro que liderou em 1910 a Revolta da Chibata não tivesse colidido com a pressa dos políticos e a incompetência dos técnicos. Assim que o comício terminou, o petroleiro foi recolhido ao estaleiro antes que afundasse ─ e nunca mais tentou flutuar na superfície do Atlântico.

O vistoso casco do João Cândido camuflava soldas defeituosas e tubulações que não se encaixavam, além de um rombo cujas dimensões prenunciavam o desastre iminente. Se permanecesse mais meia hora no mar, Lula seria transformado no primeiro presidente a inaugurar um naufrágio. Estacionado no litoral pernambucano desde o dia do nascimento, nem por isso o navio deixou de percorrer o país inteiro. Durante a campanha presidencial, transportado pela imaginação da candidata Dilma Rousseff, fez escala em todos os palanques e foi apresentado ao eleitorado como mais uma realização da supergerente que Lula inventou.

A assessoria de imprensa da Transpetro se limita a informar que não sabe quando o João Cândido vai navegar de verdade. O Estaleiro Atlântico Sul, criado com dinheiro dos pagadores de impostos, não tem nada a dizer. Nem sobre o petroleiro avariado nem sobre os outros 21 encomendados pelo governo. No fim de 2011, o EAS adiou pela terceira vez a entrega do navio. A Petrobras, que controla a Transpetro, alegou que os defeitos de fabricação só podem ser consertados no exterior.

Quando o presidente era Nilo Peçanha, João Cândido comandou uma rebelião que exigia a abolição dos castigos físicos impostos aos marinheiros. Passados 102 anos, Dilma e Lula resolveram castigá-lo moralmente com a associação de seu nome a outro espanto da Era da Mediocridade: depois do trem-bala invisível, o governo inventou o navio que não navega.

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  1. Comentado por:

    Dhyan

    Essa e outras a crédito só da INCOMPETÊNCIA…
    Quanto à CORRUPÇÃO… aí são outros R$ 500… BI!!
    Em outrubro – VOTEM pra MUDAR !!

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  2. Comentado por:

    otaviano

    Ainda te eleitor trouxa que acredita nesta gangue.
    é possível que digam que pelo menos o navio economiza muito combustível.

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  3. Comentado por:

    Carlos

    Acho que o Brasil é um país sem governo, pois não justifica tanto investimento errado.

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  4. Comentado por:

    Democrito Albuquerque

    Longe de ser petista, coisa que aliás que detesto. De fato este navio foi “lançado” ao mar só o casco vazio e demorou mais quase 03 anos para ficar pronto, mais em 2013 ele finalmente foi lançado e hoje presta serviços a Petrobras, como sei disto, bem simples eu estava lá no dia em que de fato ele foi entregue. Depois dele saíram mais 03 navios semelhantes do EAS.

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  5. Comentado por:

    Osvaldo Aires Bade

    ‘Se alguém roubou a Petrobrás, que pague pelo roubo’, diz Lula http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2015/07/se-alguem-roubou-petrobras-que-pague.html

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  6. Comentado por:

    Nivaldo Matheus

    Tem coisas não se pode deixar cair no esquecimento!

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