“Lula não usa celular”, um artigo de Carlos Alberto Sardenberg

Publicado no Globo Até dá para entender. Com tanto grampo e com tanta quebra de sigilo, é realmente prudente que uma pessoa muito visada evite ter um celular normal, com nome e número conhecidos por todo mundo. Sem contar o risco de ter vazada uma conversa particular, tem o problema do assédio. Mas, especulemos: se […]

Publicado no Globo

Até dá para entender. Com tanto grampo e com tanta quebra de sigilo, é realmente prudente que uma pessoa muito visada evite ter um celular normal, com nome e número conhecidos por todo mundo. Sem contar o risco de ter vazada uma conversa particular, tem o problema do assédio. Mas, especulemos: se um dos donos do Sítio Santa Bárbara, de Atibaia, quiser saber se está tudo bem quando Lula estiver lá num fim de semana, como faz?

Ou ainda, se um dos advogados precisar checar uma informação urgente relativa às diversas investigações em andamento? Poderiam ligar, já que a Oi instalou uma antena de celular bem ali na entrada do sítio.

Mas não vai dar. O Instituto Lula informa que o ex-presidente não usa celular. E como essa informação foi dada quando jornais perguntaram se o ex-presidente tinha algo a dizer sobre a tal antena da Oi, deve-se entender que a negativa tem sentido amplo. Algo assim: ninguém ligado ao ex-presidente usa celular, nem ele, nem sua família, nem seus assessores, nem ninguém que esteja trabalhando para ele. Isso quer dizer que não usam também essas coisas de internet vinculadas ao celular, como WhatsApp e mesmo e-mails.

Quer se comunicar? Tem que ir pessoalmente. Vai daí, imaginem a situação da Oi ou de alguém por lá. Pois alguém da empresa deu ordens para que a operadora instalasse uma antena ao lado do sítio. Reparem: só a Oi colocou antena ali. Gastou dinheiro com isso: aluguel do terreno, compra de equipamentos, colocação da torre, salários de funcionários e vigias.

— E tudo isso pra quê, idiota(s)? Não sabia(m) que Lula não usa celular?

Poderia ter ocorrido em algum escritório da Oi, não poderia? O(s) cara(s) tentaria(m) se defender:

— Como a gente ia adivinhar?

— Você(s) não era(m) amigos dele? — insistiriam.

Tudo considerado, se a Oi quis fazer um favorzinho ao ex-presidente, gastou dinheiro por nada, tal é a história. Parece absurda?

Pois tem mais. Uma dúvida aqui: o Instituto Lula quis dizer que o ex-presidente, no sentido amplo, não usa celular só quando vai a Atibaia ou em nenhum lugar, nem no apartamento em São Bernardo, nem no escritório do instituto? Que não usa celular da Oi ou de nenhuma operadora?

Seria realmente uma situação inédita: um ex-presidente, da importância de Lula, incomunicável, de Atibaia ao mundo.

Parece ridículo, não é mesmo?

E é mesmo?

Então, por que estamos falando disso? Porque revela um padrão de comportamento político que é uma combinação de falta de respeito e incompetência.

Reparem: o sítio está lá; foi reformado para a família Lula; as melhorias incluem a antena da Oi; a operadora tem sociedade com um dos filhos de Lula; tem no seu controle acionário a OAS, cujos funcionários andaram lá pelo sítio; a OAS está na Lava Jato; a antena praticamente só dá sinal para o sítio; o ex-presidente foi lá mais de cem vezes, com familiares e seguranças.

E daí?

Vem o Instituto Lula e diz que o ex-presidente não usa celular.

Como podem ter pensado e, pior, divulgado uma coisa tão falsa e tão ridícula?

Capaz de ser coisa de advogado à antiga, daquele tempo que se derrubava qualquer coisa nos tribunais com qualquer filigrana, por mais ridícula que fosse. Tipo assim: Lula não usa celular, não tem aparelhos registrados em seu nome, logo não pode ser considerado beneficiário do favor da antena.

Os seguranças usam celular? Os familiares?

Não interessa, não é do ex-presidente.

Só falta dizer que Lula nem sabia que o pessoal usava celular.

Encontra-se esse tipo de coisa em todas as investigações da Lava Jato ou ligadas a ela. Manobras para atrasar os processos, tentativas de desclassificar as acusações (lembram-se do mensalão? “Caixa dois não é crime”) e tentativas de excluir o acusado “que não sabia de nada, nem assinou nada”.

Em boa hora, em momento crucial, Joaquim Barbosa trouxe a teoria do domínio do fato. Aplica-se aqui de novo: Lula podia não usar o celular, mas sabia quem usava e para quê.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    costa

    Lula além de mentiroso, já não tem mais coragem para enfrentar a realidade, ou ele pensou que ia deitar e rolar, e nunca seria descoberto.
    Vai pagar por todos os seus negócios irregulares, e o triplex e o sítio são apenas o começo da sua total destruição.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Tunico

    Bem disse o ex-ministro Afif no barbeiro outro dia. Brasília é um tremendo laranjal. Até celular é de laranja.

    Curtir

  3. Comentado por:

    mary nunes

    Sabe aquela casinha no pe de uma serra no alto sertao nordestino?é onde lula mora e nem celular ou energia tem.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Francisco S

    A culpa é do caseiro. Vai sobrar só para ele.

    Curtir

  5. Comentado por:

    Edyandrade

    Brilhante texto Sardemberg , este apedeuta só torna ridícula cada afirmação que faz porquê não tem nada de verdade, as mentira deslavadas deste sujeito não convencem nem a velhinha de taubaté.

    Curtir

  6. Comentado por:

    Rogerio Santos

    O Lula e nenhum esquerdista deviam usar celular, afinal de contas eles não foram contra a privatização da telefonia.Acho que o instituto está falando a verdade.

    Curtir

  7. Comentado por:

    Rocco

    Lula não usa celular pois quando precisa ligar pra alguém ele usa de um dos amigos, esqueceram que ele num tem nada ?? Vejam que nem carro ele tem, ele vai de carona com algum amigo para o sítio ou para a praia… Quando ele vai pro Sírio libanês é consultado por um amigo.. Imaginem se esse pobre coitado num tivesse amigos… Eu imagino que pelo menos deixaria de ser alcoólatra ou estaria pedindo moedinha na rua pra tomar uma branquinha, aquela que matou o guarda…

    Curtir

  8. Comentado por:

    Cbmrj

    Eu não sei se vocês sabem, nessa região temos uma nova tecnologia.
    Telefone FIXO!
    Obs. Tem até Internet banda larga e Wifi

    Curtir

  9. Comentado por:

    Heinz Koetzler

    Vota povinho, vota, vai votando.LOLLA gosta.

    Curtir

  10. Comentado por:

    Oswaldo

    Qualquer maitre de restaurante colunavel, gerente de hotel 5 estrelas, gerente de loja de luxo, sabe. Os verdadeiros miliardarios náo carregam nada. NADA. Nem cartão de credito. Nem carteira nenhuma. Nem celular…Nunca. Há SEMPRE alguem para carregar, para ele, tudo. Inclusive cartão de crédito. E celular… Hoje, Lula está nesta categoria. Ou alguém imagina que “ele” carregue um “cartão de crédito black” escrito ” Luis Inácio Lula da Silva”, numero 123456…

    Curtir

  11. Comentado por:

    teka

    Lula, o maior mentiroso do Brasil kkkkkkkkkk

    Curtir

  12. Comentado por:

    Antenor D

    O celulardele deve estar no nome de alguem como tudo que ele roubou.Sera que esta no nome da Brasif porque ele falou de FHC mais ele e o maior amigo de Jonas Brascelos e seus filhos tambem,frequentam a casa de Jonas Barcelos no Rio na praia Leblon,em Angra dos reis,na ilha eles vao la,em Uberaba e Araçatuba,e ainda viajam no jatinhomde Jonas Brascelos.E tem negocios com Jonas na area construçao agora em Miami nos EUA,E lula que tem,Para mim deu um tiro no pe.Este Lula ta doido mesmo.O que FHC teve com Jonas e pinto perto dos deles.Atemulher de Jonas ja teve ou tem negocios com filho de Lula.e Bumlai tudo junto.Depois que soltaram Delcidio o Senado vai apodrecer ainda mais ja esta poder agora entao,um Senador que promete Fulgas a preso politico,que virou este congresso,qual sera a nova lei que Delcidio ira lançar,vote no PT e ganhe bilhos mos correios e no DNIT e vote no Lula e seja milhionario,estas leis que Senador Ainda Delcidil vai lançar que desmoralizaçao Brasillllllllllll

    Curtir

  13. Comentado por:

    josé rosa gonçalves

    O que me assusta profundamente, não é a demonstração de péssimo caráter dos políticos. A história comprova pelas estatísticas das maracutaias, até mesmo na igreja católica e evangélica, que o ser humano é difícil e perigoso. O que me assusta principalmente no Brasil é a certeza ainda da impunidade.

    Curtir

  14. Comentado por:

    O.Maretti

    Caro Sardenberg, faltou dizer que esta tal antena da operadora OI não deve ser uma antena qualquer. Basta lembrar que o controlador majoritário da Oi no Brasil é o mexicano Carlos Slim, um dos cinco homens mais ricos do planeta, segundo a Forbes. Que tem como principal lobista no Brasil e em toda a América Latina o ex-todo-poderoso José Dirceu, que já lhe prestou relevantes serviços.

    Curtir

  15. Comentado por:

    Marquês de Casca Fina

    Ah, o pouca-sombra não usa celular?
    Mas usou o Brasil em proveito próprio.
    Usou milhões de eleitores na vã tentativa de instalar a perpetuação no poder, e do poder, de uma quadrilha que faz poses exóticas de partido político.
    Não usa celular? Finjo que acredito.
    Mas não fingirei tristeza quando esse demônio der com os costados na cadeia.
    Vou esbanjar alegria!

    Curtir

  16. Comentado por:

    CARLOS ALBERTO CASTRO MARTINS

    Aqui no Maranhão, principalmente na capital São Luis, carroças puxadas por burros são muito utilizadas para transporte entre bairros. Não existe um só carroceiro que não disponha de um celular. Provavelmente eles não tem nada a esconder.
    Carlos

    Curtir

  17. Comentado por:

    Dr. Magrão

    A foto que ilustra a chamada da matéria fala por si mesma.

    Curtir

  18. Comentado por:

    Ciro Nico

    Um pilantra contumaz, que nunca soube do mensalão, não foi avisado do petrolão, não conhece sua amante Rosemary, não sabia que sua mulher comandava reformas em sítios que não eram seus e também em apartamentos triplex da OAS, Nunca imaginou que seus filhos recebessem pixulecos de empresas beneficiadas por suas medidas, jamais sonhou que grandes ex-amigos como Dirceu e Bumlai estivessem envolvidos em falcatruas e também não imaginou que o poste incompetente que pôs em seu lugar na presidência seria tão prejudicial à sua reputação… (Esta última acho justificável pois nem ele, pilantra profissional que é, poderia ter imaginado que a governanta da mandioca pudesse ser tão incompetente….)

    Curtir

  19. Comentado por:

    Sergio C Castilho

    Tudo isso são artimanhas para tentar encobrir maracutaias. Qualquer pessoa que gasta dinheiro público, tem que ser transparente, segredinhos só com dinheiro declarado em imposto de renda, dinheiro limpo.

    Curtir

  20. Comentado por:

    Pierre

    lado triste da democracia. Ter um instituto Lula, financiado sei lá como,a soltar declarações que soam como escárnio para a população. Lula e sua gangue não dão a mínima para o Brasil, para os pobres, pra a justiça, simplesmente fazem tudo que possam imaginar e continuam livres leves e soltos. Reflexo do povinho medíocre que somos.

    Curtir

  21. Comentado por:

    ArquivoX

    kkk, o cara tem laranja pra sitio ap jato carro não vai ter laranja pra um celular, só se for muito bobo pra acreditar, será que é da Oi…? KKK Quem paga a conta, um amigo com certeza..!

    Curtir