Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

A Origem dos Bytes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Filipe Vilicic
Crônicas do mundo tecnológico e ultraconectado de hoje. Por Filipe Vilicic, autor de 'O Clube dos Youtubers' e de 'O Clique de 1 Bilhão de Dólares'.
Continua após publicidade

Viva a concorrência: 99 faz parceria com Apple na briga com Uber

A novidade será anunciada no próximo dia 15. Confira a notícia exclusiva deste blog

Por Filipe Vilicic Atualizado em 30 jul 2020, 21h08 - Publicado em 9 dez 2016, 15h17

A 99 é uma das empresas de táxi que souberam encarar com sensatez a chegada do Uber ao mercado (tanto que, hoje, nem é só mais apenas “de táxi”). No Brasil, certamente é a que adotou melhor postura. Em vez de sair reclamando por aí, clamando por proibição, a 99 pediu por uma regulamentação que colocasse todos os donos de aplicativos de transporte em pé de igualdade. Aí, no lugar de, mesmo assim, achar que o Uber deveria virar um tipo de táxi, simplesmente, compreendeu que há lugar tanto para essa modalidade antiga, quanto para a lógica dos motoristas particulares. Resultado: além do 99TAXI, a companhia brasileira agora conta com o 99POP (de carros “tipo Uber”) e a 99TOP, de opções de luxo. Agora, mais uma vez, mostra que compreende a ideia de livre mercado. No próximo dia 15, a 99 anunciará que começará uma parceria com a Apple para que os usuários possam usar a Siri para chamar pelos carros.

Aos que estão em outro mundo (ou não lembram): a Siri é a assistente pessoal da Apple, de iPhones, iPads e Macs. A ideia da parceria 99+Apple é bem simples (mas muito prática). No lugar de ter de acessar o app, e digitar um monte, perdendo tempo, para conseguir um carro, o usuário poderá falar com seu smartphone. Bastará pedir à Siri algo na linha: “Chame um 99TAXI” ou “Quero um 99POP”. Pronto, o veículo estará a caminho.

Hoje, em torno de 50% dos clientes da 99 utilizam o iPhone. Com a Siri, será possível chamar por qualquer um dos três tipos de serviço da empresa brasileira. Ao se levar em conta que se trata de uma companhia com operação em mais de 350 cidades do país, é fácil supor que a nova parceria com a Apple terá potencial de incomodar o Uber – e, principalmente, mexer no mercado; o que é sempre positivo para o cenário econômico.

Em tempo: vale frisar que o app do Uber já conta, também, com opção similar, de integração com a Siri. A novidade da rival brasileira coloca as concorrentes ainda mais em pé de igualdade. 

Para acompanhar este blog, siga-me no Twitter, em @FilipeVilicic, e no Facebook.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.