Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

A Origem dos Bytes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Filipe Vilicic
Crônicas do mundo tecnológico e ultraconectado de hoje. Por Filipe Vilicic, autor de 'O Clube dos Youtubers' e de 'O Clique de 1 Bilhão de Dólares'.
Continua após publicidade

Black Friday: uma boa notícia em meio à crise

Bastava ir a um shopping em São Paulo – ou notar o quanto caíam os servidores de sites de e-commerce – para certificar que o Black Friday deste ano foi diferente do de 2014, ou de 2013. Uma prova de que deu certo vem da análise dos dados do Peixe Urbano, site brasileiro que agrega […]

Por Filipe Vilicic Atualizado em 30 jul 2020, 23h59 - Publicado em 1 dez 2015, 17h03
Melhor que o esperado: o bom movimento da Black Friday brasileira (na foto, supermercado lotado em São Paulo)

Melhor que o esperado: o bom movimento da Black Friday brasileira (na foto, supermercado lotado em São Paulo)

Bastava ir a um shopping em São Paulo – ou notar o quanto caíam os servidores de sites de e-commerce – para certificar que o Black Friday deste ano foi diferente do de 2014, ou de 2013. Uma prova de que deu certo vem da análise dos dados do Peixe Urbano, site brasileiro que agrega descontos de milhares de estabelecimentos brasileiros – e comercializou 170 mil destas ofertas ao longo da Black Friday.

As informações, obtidas com exclusividade por este blog, mostram que o volume de vendas foi cinco vezes maior que o de um dia normal. Indo além, na sexta-feira, dia 27, data em que começou a ação coletiva de ofertas (muitas lojas estenderam a estratégia ao longo do fim de semana), o Peixe Urbano quebrou seu recorde histórico de compras – em segundo lugar, agora, está o dia 7 de junho de 2011, quando estavam na moda os sites de descontos. Em comparação com o fraco Black Friday brasileiro de 2014, o crescimento foi de 160%.

O alto volume de vendas ainda ajudou a impulsionar a recuperação do Peixe Urbano. Depois de ter passado a onda dos sites de compras coletivas, a empresa entrou em crise, se reformulou, e hoje está em crescimento exponencial (para saber mais, leia esta entrevista, com o CEO da empresa). Isso culminou com 2015 já sendo o de maior sucesso para o Peixe, em número total de vendas.

Frente às boas notícias, os varejistas online discutem qual seria a razão de tamanho sucesso do Black Friday. Será que a crise, que obrigou brasileiros a segurarem o bolso ao longo do ano, fez com que as ofertas despertassem ainda mais atenção? Por enquanto, essa é a principal teoria – o que indicaria que as boas novas são, apenas, passageiras.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.