Vendas de veículos novos caem 0,91% em 2013
É a primeira queda depois de dez anos de altas consecutivas nas vendas
As vendas de veículos novos no Brasil, que incluem carros, comerciais leves, ônibus e caminhões, caíram 0,91% em 2013 sobre 2012, a 3,767 milhões de unidades, interrompendo dez anos de altas consecutivas, informou nesta sexta-feira a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), associação que representa as concessionárias. A última vez que o segmento de automóveis e comerciais leves registrou queda nas vendas foi em 2003 ante 2002, com resultado negativo de 1,40%. Desde então, de acordo com os dados da Fenabrave, o segmento só registrava resultados positivos.
Somente em dezembro, as vendas recuaram 1,51% sobre igual mês de 2012. Em relação a novembro, houve avanço de 16,81%, a 353,86 mil unidades.
O resultado veio abaixo das estimativas da entidade, que começou 2013 prevendo um crescimento de 3,48% para as vendas gerais de veículos, abaixo do avanço de 4,65% mostrado no ano anterior. Fatores como a elevação dos juros e diminuição das expectativas para o aumento do PIB fizeram a Fenabrave ajustar a previsão de alta anual para 1,53% em agosto.
Leia também:
IPI para linha branca não vai subir em 1º de janeiro
Reajuste do IPI eleva arrecadação em R$ 1,1 bilhão
Produção de veículos recua 10,7% em novembro
Mesmo com a prorrogação do desconto no imposto sobre produtos industrializados (IPI) até o fim de dezembro, dando apelo extra ao consumo nos últimos meses do ano, o segmento de carros e comerciais leves, isoladamente, viu as vendas caírem 1,61% no ano, a 3,575 milhões de unidades.
Por outro lado, a comercialização de caminhões e ônibus novos ajudou a diminuir a queda geral. Enquanto as vendas de caminhões subiram 13,02% em 2013, a 155,7 mil unidades, as de ônibus cresceram 20,58%, somando 35,6 mil unidades.
A Fiat encerrou o ano na liderança do mercado de carros e comerciais leves. No acumulado de 2013, foram 762,95 mil veículos vendidos pela montadora italiana, apontou a Fenabrave. Com os números, a Fita encerrou 2013 com uma fatia de 21,34% do mercado.
A Volkswagen apareceu em seguida, com participação de 18,64% no mercado e 666,7 mil unidades vendidas. Em terceiro lugar ficou a norte-americana General Motors, com fatia de 18,17%, e 649,73 mil veículos vendidos.
A Ford terminou o ano com participação de 9,37% e vendas de 335,02 mil unidades. A empresa foi seguida pela Renault, com fatia de 6,61% e 236,34 mil licenciamentos, e pela Hyundai, com 5,95% do mercado e vendas de 212,9 mil unidades.
(com Estadão Conteúdo e agência Reuters)