Telefonica Vivo é multada em R$ 11,2 milhões por Procon de Campinas
Autuações ocorreram devido à baixa qualidade do atendimento ao cliente e por descumprimento de ofertas
A Telefonica/Vivo recebeu nesta quarta-feira uma multa de 11,2 milhões de reais do Procon de Campinas, interior de São Paulo. A punição foi motivada pela baixa qualidade do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e pelo descumprimento de ofertas em relação aos seus serviços de telefonia fixa. No primeiro trimestre deste ano, a companhia assumiu a liderança na lista de reclamações do órgão municipal.
Do total de autuações, 7,4 milhões de reais são referentes a infrações à legislação do SAC. Os outros 3,7 milhões de reais foram cobrados pelo descumprimento de ofertas feitas a dois consumidores. A empresa ainda foi multada em mais 153 mil reais com base em processos administrativos individuais. “É preciso que a Telefonica assuma uma mudança de comportamento”, afirmou a diretora do Procon de Campinas, Lúcia Helena Magalhães. Em reunião nesta quarta-feira, a diretora se reuniu com representantes da Telefonica e anunciou que o Procon de Campinas foi reestruturado e que os procedimentos agora serão efetivamente cobrados das reclamadas.
A Telefonica divulgou nota em que informa que, após ser notificada, “está avaliando as medidas cabíveis”. “A grande maioria dos clientes de telefonia fixa da Telefonica/Vivo se mostrou satisfeita com os serviços, segundo pesquisa divulgada na semana passada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)”.
Por outro lado, em pesquisa divulgada na semana passada, a própria Anatel aponta que apenas 55,4% dos clientes da Telefonica/Vivo estão satisfeitos com os serviços de telefonia fixa da empresa – é o pior índice de satisfação dentre todas as operadoras.
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(com Estadão Conteúdo)