Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Pouco interesse no Brasil faz governo buscar investidores no exterior

A baixa adesão aos projetos de concessão de rodovias e ferrovias no país levou Planalto a buscar interessados nos Estados Unidos

Por Da Redação
26 fev 2013, 13h51

Em evento com potenciais investidores em Nova York, nos Estados Unidos, os representantes do governo brasileiro vão tentar convencer os estrangeiros a aderir ao plano de concessões de infraestrutura. Para isso, o Planalto montou uma apresentação com as taxas de retorno dos pacotes de rodovias e ferrovias e as novas regras de financiamento, segundo informações da assessoria de imprensa da Empresa de Planejamento Logístico (EPL).

Depois de perceber a falta de interesse em taxas baixas de retorno do investimento – de 5,5% ao ano em rodovias e de 6,5% em ferrovias -, o governo resolveu abrir para os investidores um outro cálculo, até então pouco divulgado: a taxa de retorno alavancado, ou seja, o retorno bruto que leva em consideração os prazos e as condições de financiamento do BNDES. Com esses novos dados, a proposta é de porcentuais de até 17% ao ano para rodovias e 16% para ferrovias. Para o trem de alta velocidade (TAV),o retorno é de 11,57%.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já havia comentado, no início de fevereiro, que as taxas de retorno de rodovias ultrapassariam os 10%. Outras condições dos leilões também foram alteradas, como o prazo de vigência dos contratos de rodovias, que passou de 25 para 30 anos, e o prazo de financiamento, que avançou de 20 para 25 anos. O ministro admitiu ainda, na ocasião, que a proposta inicial do governo superestimava o fluxo nas estradas privatizadas e, por isso, a expectativa de crescimento do tráfego foi revista para baixo, passando de 5% para 4%.

Leia mais:

Mais seis rodovias devem entrar no pacote de privatização

Para as ferrovias, o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, já havia adiantado que a primeira minuta de edital de ferrovias do país terá um prazo de concessão maior. Como aconteceu nas rodovias, o prazo também aumentou cinco anos: de 30 para 35 anos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.