Confiança do consumidor cai novamente fevereiro, aponta FGV
Indicador recua pelo quinto mês consecutivo pelo sentimento de insatisfação com a situação atual da economia
A confiança do consumidor caiu pelo quinto mês consecutivo em fevereiro. É o que revelou nesta terça-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV) em seu Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que caiu 1,4% neste mês ante janeiro, após recuar 0,7% na relação de janeiro contra dezembro. Os dados já levam em conta ajustes sazonais. Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), foi de 117,9 pontos para 116,2 pontos de janeiro para fevereiro – ou seja, 58,1% do índice máximo de satisfação plena.
“Nos últimos três meses, a diminuição da confiança dos consumidores vem sendo influenciada em maior magnitude pela diminuição da satisfação com a situação atual do que das expectativas em relação aos meses seguintes”, informou a FGV, em nota oficial.
O ICC é dividido em dois indicadores, sendo o primeiro deles o Índice de Situação Atual (ISA), que caiu 2,3% em fevereiro, ao passar de 131,9 para 128,9 pontos – o menor nível desde abril de 2010 (126,2). No mês anterior, o ISA havia caído 1,2%. O segundo, o Índice de Expectativas (IE), recuou 0,8%, de 110,5 para 109,6 pontos, o menor desde fevereiro de 2012 (108,3 pontos). Em janeiro, o IE havia caído 0,7%.
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“No que tange aos temas pesquisados, a queda do ICC nos últimos meses tem sido influenciada principalmente pelos quesitos relacionados à situação econômica local, tanto nas avaliações sobre o momento presente quanto nas expectativas para os meses seguintes”, segundo a FGV.
O levantamento abrange amostra de mais de 2.000 domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 31 de janeiro a 23 de fevereiro.
(com Estadão Conteúdo)