Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Zona do euro precisa de planejamento conjunto

Por Da Redação 25 set 2011, 14h24

Por AE

Washington – A Europa precisa se concentrar nas raízes de sua atual crise em vez de perder tempo falando sobre novos mecanismos para reduzir os custos de financiamento dos países, disse neste domingo o ex-presidente do Bundesbank alemão Axel Weber.

Weber, que se excluiu da corrida pela presidência do Banco Central Europeu (BCE) neste ano após sérias diferenças relacionadas à política de compra de bônus governamentais, afirmou que a raiz do problema é a dívida excessiva.

Weber mostrou-se particularmente rigoroso com a questão de bônus da zona do euro emitidos conjuntamente. Ele afirmou que o debate foi “totalmente mal conduzido” e argumentou que eles só devem ser considerados após a zona do euro estabelecer procedimentos conjuntos para taxação e gastos.

Ele também fez alertas contra as sugestões de elevar o poder de fogo da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês) através da alavancagem de seu balanço, lembrando a audiência que a alavancagem foi a ferramenta que fez da crise financeira de 2008 um desastre tão grande. As informações são da Dow Jones.

Continua após a publicidade
Publicidade