Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Wells Fargo tem lucro acima do esperado no 4o tri

Por Rick Rothacker

CHARLOTTE, Estados Unidos (Reuters) – O banco norte-americano Wells Fargo superou as estimativas de Wall Street nesta terça-feira, divulgando um lucro 20 por cento maior para o quarto trimestre, impulsionado pela melhora da qualidade do crédito e crescimento dos financiamentos.

O resultado do banco com sede em San Francisco contrasta com o declínio de 11 por cento no lucro do Citigroup, que viu seus negócios na divisão de mercados de capitais afetados pela crise de dívida na Europa.

“O Wells Fargo tem o melhor modelo de negócios para o ambiente em que nós estamos porque os empréstimos comerciais são o maior setor”, disse Jeffrey Sica, presidente da SICA Wealth Management em Morristown, Nova Jersey, que geralmente costuma ser negativo sobre o setor bancário.

O Wells Fargo, quarto maior banco dos Estados Unidos em ativos, divulgou nesta terça-feira que teve lucro de 0,73 dólar por ação, enquanto a estimativa média de analistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S era de ganho de 0,72 dólar por ação.

O lucro líquido atribuível aos detentores de ações ordinárias no quarto trimestre foi de 3,89 bilhões de dólares, contra 3,23 bilhões de dólares um ano antes. Para o ano de 2011, o Wells Fargo divulgou lucro líquido aplicável a acionistas de aproximadamente 15 bilhões de dólares, acima dos 11,6 bilhões de dólares de 2010.

O Wells Fargo, que se tornou um banco de costa a costa nos EUA com a compra do Wachovia em 2008, registrou uma provisão para perdas no valor de cerca de 2 bilhões de dólares, abaixo dos aproximadamente 3 bilhões de dólares de um ano antes. Pelo sétimo trimestre seguido, o banco reverteu reservas que tinha provisionado previamente para maus empréstimos.

A chamada reversão das provisões foi de aproximadamente 600 milhões de dólares no quarto trimestre.

A receita total trimestral foi de 20,6 bilhões de dólares, menor que os 21,5 bilhões de dólares em igual etapa do ano anterior, mas acima dos 19,6 bilhões de dólares do terceiro trimestre.