Vendas de shoppings no Natal cresceram 6%, diz Alshop
Segmento de perfumaria e cosméticos apresentou o maior crescimento no período, com vendas nominais até 14% acima do Natal do ano passado
A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) informou nesta quarta-feira que as vendas relacionadas ao Natal cresceram 6% neste ano em relação ao mesmo período de 2011. Os dados foram apurados em pesquisa realizada pela Alshop junto a 150 empresas de varejo associadas à entidade, que congrega aproximadamente 6,4 mil lojas em todo o Brasil.
O segmento de perfumaria e cosméticos apresentou o maior crescimento no período, com vendas nominais até 14% acima do Natal do ano passado. A projeção da Alshop para a alta das vendas do segmento era de 16% sobre o mesmo intervalo de 2011.
As vendas de óculos, bijuterias e acessórios também tiveram alta de 14% sobre o Natal de 2011, seguidas por joias e relógios (+13%), calçados (+8%), brinquedos (+7%), eletroeletrônicos e eletrodomésticos (+6%) evestuário (+5%).
Gastos – Os brasileiros gastaram em média 65 reais com o presente de Natal, de acordo com a Alshop neste ano. Nabil Sahyoun, presidente da entidade, informa que, nos shoppings com maior apelo popular, o tíquete médio variou entre 35 reais e 50 reais, enquanto nos centro comerciais frequentados por consumidores de maior poder aquisitivo a média ficou entre 80 reais e 120 reais.
Leia também:
Vendas do varejo acumulam alta de 8,9% em 2012, diz IBGE
Saldão de Natal oferece descontos de até 70%
Vendas em 2012 – Entre janeiro e dezembro de 2012, as vendas nos shopping centers, até o Natal, cresceram 10% em relação a 2011. De acordo com a Alshop, as vendas incluindo os 33 shopping centers, galerias, shoppings de atacado e rotativo, somaram 123,1 bilhões de reais no período.
(com Estadão Conteúdo)