Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Usiminas reverte prejuízo e lucra R$ 222 milhões no 1º trimestre

Lucro sobe 372% na comparação com o quarto trimestre de 2013

A siderúrgica Usiminas lucrou 222 milhões de reais no primeiro trimestre deste ano, revertendo, assim, o prejuízo de 123 milhões de reais visto no mesmo período do ano passado. Na comparação com o quarto trimestre de 2013, o lucro subiu 372%. O resultado foi possível graças aos ganhos de desempenho operacional e à forte redução nas despesas financeiras. O lucro atribuível aos acionistas, que é a linha considerada para o cálculo dos dividendos, foi de 184,6 milhões de reais no período.

Apesar da melhora do resultado líquido, a companhia cita no balanço cenário adverso para a produção industrial brasileira, importante consumidora do aço da empresa. “O cenário mostra-se menos propício ao crescimento dos setores industriais ligados ao investimento, cuja expansão tem sustentado, até o momento, o crescimento do consumo de aço”, afirma a Usiminas, citando falta de dinamismo da atividade econômica, pressões inflacionárias e aumento de juros.

A empresa ainda enfrenta dificuldades para aumentar seu faturamento. Entre janeiro e março, a empresa registrou uma receita líquida de 3,142 bilhões de reais, recuo de 1,66% na relação anual e queda de 2% ante o trimestre imediatamente anterior. Foi registrada queda de quase 10% no volume vendido de aço na comparação anual, para 1,437 milhão de toneladas.

Leia mais:

Novas regras da mineração devem valer só em 2015

​Mineradoras enxergam Brasil menos atrativo em 2014

O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, amortização e depreciação), indicador de geração de caixa, ficou em 648 milhões de reais no período de janeiro a março, aumento de 119% na relação anual. Ante o trimestre imediatamente anterior o crescimento foi de 25,8%. A margem Ebitda da companhia ficou em 21%, ante 9% no primeiro trimestre do ano passado e de 16% no último trimestre de 2013.

(com Estadão Conteúdo e agência Reuters)