Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

UE abre canal de diálogo no caso do embargo ao frango brasileiro

Secretário do Ministério da Agricultura disse que na negociação não entrou só a questão do frango, mas toda a balança comercial entre o Brasil e o bloco

Por Estadão Conteúdo 11 Maio 2018, 08h42

A União Europeia (UE) “abriu uma janela de negociação” em relação ao embargo dos 20 frigoríficos brasileiros exportadores de carne de frango ao bloco, informou nesta quinta-feira, 10, o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, em São Paulo. “Quando deixamos claro que iríamos retaliar, com a possibilidade, por exemplo, de abrir um painel na Organização Mundial do Comércio (OMC), o embaixador da UE nos chamou para conversar”, disse Novacki, acrescentando que recebeu o representante do bloco, João Gomes Cravinho, na segunda-feira, 7.

Na mesa de negociações, comentou, entrou não só a questão do frango, mas toda a balança comercial entre o Brasil e o bloco europeu. “É uma balança muito equilibrada, com 35 bilhões de dólares exportados para lá e 33 bilhões de dólares importados do bloco”, informou o secretário executivo.

“Quando eles viram que tínhamos munição, resolveram sentar para negociar”, disse Novacki. “É interessante para ambas as partes manter um bom nível de entendimento”, acrescentou. Novacki comentou, ainda, que o embaixador argumentou que “faltou um diálogo maior” entre ambas as partes e que se comprometeu a ajudar, junto ao bloco, nas negociações daqui para frente.

Como mostra de boa vontade por parte do Brasil, Novacki relatou que o Ministério da Agricultura levantou o auto-embargo às exportações brasileiras de pescados para o bloco europeu, suspenso desde o fim do ano passado. “Liberamos esta semana a exportação de pele de tilápia”, comentou. “Já informamos isso ao embaixador e à União Europeia. Vamos ver como eles reagem a isso”, disse o secretário executivo, sem definir quando seria uma próxima reunião com representantes do bloco para tratar da questão específica do frango.

No dia 19 de abril, a União Europeia anunciou a exclusão de 20 unidades de frigoríficos da lista dos que estão autorizados a exportar frango para o bloco comercial. Essas empresas representam cerca de 30% do total de frango exportado para a União Europeia. O motivo alegado para barrar a compra da carne brasileira foi a presença de salmonela em alguns lotes importados. O governo brasileiro rebate o argumento, pois diz que os tipos de salmonela encontrados desaparecem após o cozimento da carne. O ministro Blairo Maggi (Agricultura) afirmou que o bloqueio tem motivo comercial.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.