Clique e assine a partir de 9,90/mês

ThyssenKrupp venderá unidade de aço inoxidável

Por Da Redação - 31 jan 2012, 11h05

Por Álvaro Campos

Frankfurt – A siderúrgica alemã ThyssenKrupp afirmou hoje que chegou a um acordo para vender sua divisão de aço inoxidável Inoxum para a finlandesa Outokumpu Oyj, em um acordo de 2,7 bilhões de euros que vai criar a maior fabricante de aço inoxidável do mundo. Sob os termos do acordo, que ainda precisa de aprovação das autoridades reguladoras, a Outokumpu vai pagar 1 bilhão de euros em dinheiro para a ThyssenKrupp, além de emitir para a companhia alemã novas ações representando 29,9% do seu capital social.

A finlandesa ainda vai conceder uma nota de crédito de 235 milhões de euros para a ThyssenKrupp e assumir 422 milhões de euros em dívidas da Inoxum. A transação deve criar a maior produtora de aço inoxidável do mundo, com base nas vendas globais de 2010, segundo a consultoria SMR GmbH. A nova companhia terá mais de 19 mil funcionários em todo o mundo, com uma receita anual superior a 10 bilhões de euros. Embora o acordo preveja a demissão de 850 funcionários na Alemanha, a ThyssenKrupp prometeu oferecer novas vagas para até 600 empregados da Inoxum.

Para financiar o pagamento em dinheiro de 1 bilhão de euros, a Outokumou planeja realizar uma emissão de ações com direito preferencial de subscrição (rights offering), com o apoio de certos acionistas importantes. Segundo a companhia finlandesa, a compra da Inoxum deve gerar sinergias substanciais, que representarão uma redução de gastos de 225 milhões a 250 milhões de euros por ano a partir de 2017. As informações são da Dow Jones.

Publicidade