Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tesouro libera R$ 20 bilhões ao BNDES

Essa é a segunda parcela de uma linha de financiamento de 45 bilhões de reais aberta pelo governo federal para o BNDES em 2012

O Ministério da Fazenda autorizou o empréstimo de 20 bilhões de reais do Tesouro Nacional ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Despacho publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial da União (DOU), assinado pelo secretário executivo do ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, autoriza o empréstimo por meio da emissão de títulos do Tesouro Nacional.

Essa é a segunda parcela de uma linha de financiamento de 45 bilhões de reais aberta pelo governo federal para o BNDES em 2012. A primeira parcela, de 10 bilhões de reais, foi liberada em junho. Em janeiro, o banco de fomento recebeu 10 bilhões de reais de uma linha de 55 bilhões de reais liberada em 2011.

Esses recursos são para alavancar os financiamentos de novos investimentos no país. Mas ocorre em um momento em que o banco reforçou o caixa do governo federal com a antecipação do pagamento de dividendos.

Leia também:

Superávit primário: o dilema arriscado de Dilma