ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

O comportamento de compra do brasileiro, de acordo com o Ibevar

Ibevar-FIA analisa o comportamento de compra dos consumidores brasileiros

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 4 out 2024, 16h35

O Ibevar Fia Business School realizou um estudo que analisou o comportamento de compra dos consumidores brasileiros, classificando dezessete segmentos do varejo com base em três fatores principais: o Net Promoter Score (NPS), a sensibilidade a preços e a recorrência de compras.

A recorrência de compras, definida como o número de consumidores que retornaram pelo menos uma vez no período de três meses, foi determinada para cada um dos ramos do varejo com os seguintes percentuais: entre 55% – 70%, supermercados e farmácias; entre 30% – 35% livrarias, acessórios para autos, marcas de luxo, roupas esportivas, artigos para casa, artigos esportivos, material de escritório, peças de automóveis e cuidados pessoais; 25% fast fashion, eletrônicos, eletrodomésticos e móveis; e 15% concessionárias.

Em termos de NPS, os segmentos registraram os percentuais a seguir: 70% para marcas de luxo; 50% artigos esportivos; 45% para roupas esportivas e cuidados pessoais; 40% fast fashion, eletrônicos, loja de conveniência e farmácias; 35% para eletrodomésticos, artigos para a casa, acessórios para a casa e móveis; 30% supermercados, livrarias, material de escritório e peças de automóveis; e, por último, concessionárias com 25%. “O NPS (Net Promoter Score) é um indicador vital da satisfação do cliente. Setores com alto NPS, como Marcas de Luxo, devem capitalizar essa vantagem através de programas de indicação e marketing boca a boca. Por outro lado, segmentos com baixo NPS, como Concessionárias, devem priorizar melhorias na experiência do cliente, investindo em treinamento e personalização”, diz Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$ 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.