Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Terceirização pode reduzir arrecadação, admite Receita

Secretário da Receita reconheceu que poderá haver redução, especialmente das contribuições previdências

O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, disse nesta segunda-feira que a instituição está avaliando o impacto da lei que permite a terceirização na arrecadação de impostos do governo. Ele reconheceu que poderá haver redução, especialmente das contribuições previdenciárias, porque os salários de empregados terceirizados tendem a ser menores.

Por outro lado, Rachid ressaltou que a terceirização “gera um dinamismo na economia” que poderá ter impacto positivo na arrecadação, pois a expectativa é que aumentem as contratações.

“Essa avaliação não pode ser só em termos de arrecadação, mas tem que ver toda a economia. Se você vai reduzir a despesa com contribuição previdenciária, as empresas pagarão mais impostos. Então tudo isso tem que ser avaliado neste contexto”, disse.

Na semana passada, a Câmara aprovou um projeto de 1998 que permite a terceirização irrestrita de todas as atividades de uma empresa, inclusive as chamadas atividades-fim. O texto está nas mãos do presidente Michel Temer para ser sancionado.

Ao ser questionado sobre a alta de impostos que deve ser anunciada nesta terça-feira pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, Rachid preferiu não comentar o tema. “Vamos esperar o anúncio. Estou indo para Brasília e vamos tratar destas questões ainda hoje”, disse ele em rápida entrevista.

Na última quinta-feira, Meirelles foi taxativo durante uma entrevista ao SBT, afirmando que, para fazer face à parte do rombo de 58,2 bilhões de reais que garante o cumprimento da meta fiscal deste ano, o governo vai elevar tributos.

(Com Estadão Conteúdo)

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Robson La Luna Di Cola

    Pode gerar também desemprego. A M.O. ociosa que era mantida pelas empresas nos meses fracos do ano, e nos períodos de recessão, SERÁ demitida neste modelo de contratação. Obrigado, Temer. Lula lá!

    Curtir

  2. Gunter Ferreira

    O mesmo vai acontecer com a reforma da previdência, esses sabichões do governo irão matar a galinha dos ovos de ouro, quebradeira total

    Curtir

  3. Antonio Junior De Araujo Alexandre

    Que ótimo que reduz a arrecadação.

    Curtir

  4. Antonio Junior De Araujo Alexandre

    Só assim obriga o Governo a reduzir o Estado.

    Curtir

  5. Antonio Junior De Araujo Alexandre

    De quebra, a Terceirização ainda gera mais empregos.

    Curtir

  6. Antonio Junior De Araujo Alexandre

    E aumenta o lucro dos Empresários, gerando um ciclo de gradual de progresso.

    Curtir

  7. Antonio Junior De Araujo Alexandre

    Robson La Luna Di Cola e Gunter Ferreira são 2 estatistas ingênuos que não sacam nada de economia.

    Curtir

  8. augusto carlos pereira furtado

    É verdade. Os americanos estão errados. Lá existe empregos e a economia é saudável e se desenvolve, por isso que o mundo socialista e os esquerdistas marxistas ficam indignados. Se da forma como está existe milhões de desempregos, qual é o problema de tentar uma nova fórmula? Pior do que está eu duvido que fique.

    Curtir

  9. Robson La Luna Di Cola

    Antonio Junior De Araujo Alexandre 27 mar 2017 – 21h17
    Não sou estatista. Sou um ser humano. Ao contrário desses animais que acham que os funcionários de empresas são como máquinas, que podem ser ligadas e desligadas através de um botão.

    Curtir