Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Suzano, Cetip e EDP podem compor carteria da Bovespa

Por Aline Bronzati e André Magnabosco

São Paulo – A próxima carteira teórica do Ibovespa, que vai vigorar de setembro a dezembro, deve trazer novidades. Empresas como Cetip, EDP Brasil e Suzano Papel e Celulose são candidatas a ingressar no indicador. A primeira prévia da carteira será divulgada em 1º de agosto e até o dia 31 do mês que vem fundos que replicam o desempenho do índice devem mostrar atuação mais forte na ponta compradora das novas ações que vão compor a lista.

O volume médio de negócios dessas empresas em um período de 12 meses, entre o início de julho de 2011 e o começo deste mês, supera 2,9 mil operações por dia, segundo levantamento feito pela Economática a pedido da Agência Estado. Ações com menor participação na atual carteira do Ibovespa, os papéis ordinários da Usiminas movimentaram em média 2.147 negócios por dia no período. Número ainda menor teve a ação preferencial da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep), com 819 negócios por dia. Esses dados reforçam a possibilidade de que Cetip, EDP Brasil e Suzano ingressem no Ibovespa.

Maior depositária de títulos privados da América Latina e maior câmara de ativos privados do Brasil, a Cetip totalizou 2.939 negócios em média por dia no período analisado pela Economática. A EDP Brasil, holding controladora de empresas como a EDP Bandeirante, distribuidora de energia com atuação no Estado de São Paulo, teve 3.338 negócios por dia. Já a Suzano, segunda maior exportadora de celulose do País, alcançou média diária de 4.757 negócios. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.