Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Saiba quando vence o IPVA do seu carro em 2018

O imposto pode ser pago em cota única com desconto ou ser parcelado em até três vezes. Quem pagar à vista terá desconto de 3%

Os donos de veículos precisam se preparar para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2018. O imposto pode ser pago em cota única com desconto ou ser parcelado em até três vezes. O vencimento varia de acordo com a placa do veículo.

Quem pagar à vista terá desconto de 3%, o que costuma ser vantajoso para quem consegue utilizar essa opção sem recorrer a empréstimos. Outra opção é pagar o imposto à vista, sem desconto, em fevereiro.

Segundo a Secretaria da Fazenda de São Paulo, o IPVA de 2018 será 3,2% mais barato que o de 2017. A redução reflete a desvalorização do valor venal dos automóveis.

Para efetuar o pagamento do IPVA 2018, o contribuinte precisa ter o número do Registro Nacional de Veículo Automotor  (Renavam), que pode ser utilizado para quitar o débito em guichês de caixa, terminais de autoatendimento, internet, débito agendado ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.

O prêmio do seguro obrigatório DPVAT deve ser recolhido de forma integral junto com a primeira parcela do IPVA ou com a cota única. No caso de parcelamento do prêmio em três vezes, o que somente é permitido para motos e similares, vans, ônibus e micro-ônibus, as parcelas do prêmio devem ser recolhidas de acordo com o calendário de vencimento do IPVA.

Veja abaixo tabela de vencimento do IPVA em SP

Valor

Os proprietários de veículos poderão conferir o valor do IPVA a partir de amanhã no site https://www.valoripva2018.fazenda.sp.gov.br/. Precisa informar o número do Renavam e placa do carro.

A partir de quinta, o valor pode ser consultado em toda a rede bancária – terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências.