Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Rede X tem pico de instabilidade no Brasil, e Musk chama Moraes de “criminoso”

Em apenas 30 minutos, problemas de acesso à rede X dispararam no Brasil, enquanto Elon Musk ataca Alexandre de Moraes

Por Márcio Juliboni Atualizado em 29 ago 2024, 19h37 - Publicado em 29 ago 2024, 17h35

A rede social X (ex-Twitter) enfrenta um pico de instabilidade no Brasil desde 16h17. Segundo o Downdetector, ferramenta que acompanha a estabilidade de sites e plataformas, em apenas 30 minutos, os relatos de problemas de conexão dispararam e somavam quase 2.500 por volta de 16h47. Para se ter uma ideia, em dias normais, o X registra uma média de apenas duas queixas por hora.

De acordo com o Downdetector, 85% das ocorrências referem-se a problemas de acesso via celulares; 8% tratavam do acesso via website; e os 7% restantes foram creditados a dificuldades de conexão com os servidores.

A instabilidade chega em um momento delicado para o X no Brasil, em que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aumenta a pressão sobre a rede do bilionário Elon Musk, a fim de que a empresa cumpra determinações judiciais de excluir do X conteúdos considerados inadequados.

O clima esquentou de vez quando a companhia de Musk publicou, em 17 de agosto, um suposto despacho de Moraes, em que o magistrado ameaçava multar e prender Rachel Conceição, então a principal executiva do X no Brasil. Naquele mesmo dia, a empresa anunciou o fechamento de seu escritório no país e a demissão de todos os funcionários, enquanto Musk defendia o impeachment de Moraes.

Nesta quarta-feira, 28, Moraes determinou que a companhia informe, em 24 horas, quem são os responsáveis legais no Brasil. Diante da falta de resposta, o ministro bloqueou, hoje, as contas da Starlink, empresa de internet via satélite que também opera por aqui.

Continua após a publicidade

Hoje, por meio de sua conta no X, Musk criticou duramente o brasileiro. “Este cara, @Alexandre, é um completo criminoso da pior espécie”, afirmou ao responder ao post de um seguidor que criticava a interdição da Starlink no Brasil.

Continua após a publicidade

Pouco depois, Musk retuitou o post de outro seguidor, em que o bilionário aparece ao lado de Jair Bolsonaro, quando veio ao Brasil em 2022 encontrar-se com o então presidente para tratar da oferta de internet via satélite provida pela Starlink. “Como os tempos mudam rápido”, afirmou Musk no post.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.