Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Produção industrial dos EUA cai 0,1% em janeiro

Indicador veio abaixo das expectativas de mercado, que apontavam alta de 0,2%

A produção industrial nos Estados Unidos caiu de forma inesperada em janeiro, devido ao fraco desempenho dos setores de manufatura e mineração, em mais um sinal de lentidão na atividade econômica neste início do ano.

O indicador mostrou queda de 0,1% no mês passado, após ganho revisado de 0,4% em dezembro, informou o Federal Reserve, banco central norte-americano. Economistas esperavam aumento de 0,2% em janeiro.

O relatório vem na esteira de dados que mostraram nesta semana que o crescimento das vendas no varejo perdeu força no primeiro mês do ano, com as famílias se ajustando a uma carga tributária maior.

A taxa de utilização da capacidade instalada recuou do nível revisado de 79,3% de dezembro para 79,1% em janeiro e superou a previsão de analistas, que era de 78,9%. O porcentual originalmente anunciado para dezembro havia sido de 78,8%.

A produção da indústria de transformação recuou 0,4% em janeiro ante dezembro, mas subiu 1,7% ante janeiro do ano passado. A produção de veículos automotores e autopeças recuou 3,2% na comparação mensal, e a do setor de mineração cedeu 1,0% – a primeira queda desde. A produção das distribuidoras de serviços públicos aumentou 3,5%.

Leia também:

Indústria mundial de carros acentua foco nos EUA em 2013

(Com Reuters)