Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Prévia do PIB, IBC-Br de outubro cai 0,32%

Indicador evidencia desaceleração da atividade econômica no mês, apesar de ainda mostrar avanço em relação a 2010

A atividade econômica brasileira encolheu 0,32% no mês de outubro, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira o Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) – indicador que reflete o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) – recuou após crescer apenas 0,02% em setembro sobre o mês anterior – ficando próximo da queda máxima prevista por analistas, que era de 0,4%.

Na comparação com outubro de 2010, o índice do BC mostra expansão da atividade econômica em 0,35%. Esse desempenho ficou abaixo do piso das previsões dos analistas, que iam de expansão de 0,70% a 1,9% na comparação entre os meses de outubro.

O período de três meses encerrado em outubro apresentou um número ainda pior: queda de 0,70% na atividade econômica na comparação com o trimestre imediatamente anterior, terminado em julho. Mas, quando comparado com o período de três meses encerrado em outubro de 2010, o indicador apresentou crescimento de 1,28%. Em setembro, o indicador trimestral encolheu 0,32% e foi considerado o pior resultado trimestral desde 2009.

(Com Agência Estado)