Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Presidente da Petrobras renovará toda a diretoria, diz Lobão

RIO DE JANEIRO, 3 Mai (Reuters) – O diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, e o principal executivo da área internacional da estatal, Jorge Zelada, deverão deixar os cargos, indicou nesta quinta-feira o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, no intervalo de um evento no Rio.

“A Graça (presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster) já disse que irá renovar completamente a diretoria, mas presidentes de subsidiárias, BR Distribuidora e Transpetro, devem ficar por enquanto”, declarou Lobão.

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou na última sexta-feira a troca de outros dois diretores.

Foram aprovadas as indicações de José Carlos Cosenza para substituir o diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, e de Richard Olm para substituir Renato Souza Duque na diretoria de Engenharia, Tecnologia e Materiais.

Foi a primeira grande mudança realizada na gestão da presidente da estatal – ela assumiu o comando da companhia no início do ano.

No entanto, a Petrobras não comunicou nenhuma alteração na diretoria internacional, conforme divulgado pela mídia. A saída de Barbassa não havia sido cogitada.

A troca dos diretores de Abastecimento e de Engenharia, aprovada na sexta-feira, tira indicações políticas e coloca técnicos com perfis menos politizados e mais alinhados à presidente da companhia, disse à Reuters uma fonte próxima à Petrobras.

(Por Leila Coimbra)