PIB do Brasil tem queda de 0,8% no 3º trimestre de 2016
Economia brasileira tem sétimo trimestre seguido de queda; retração foi de 2,9% na comparação com o mesmo período do ano passado

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu 0,8% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o trimestre anterior, de acordo com dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira. É o sétimo trimestre seguido de queda, prolongando a recessão da economia brasileira. O resultado negativo ocorreu pelas fortes retrações nas atividades de agropecuária (-1,4%), indústria (-1,3%) e serviços (-0,6%). Em valores correntes, o PIB atingiu 1,5 trilhão de reais.
Outras variáveis que apresentaram quedas (-0,6%) foram o consumo das famílias -motor da economia durante anos -e despesas e governo (-0,3%). Os investimentos despencaram 3,1% no terceiro trimestre, após alta no período anterior, mostrando a falta de confiança dos agentes econômicos com uma possível retomada da economia.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, a retração da economia foi ainda maior: queda de 2,9%. Já no acumulado do ano, o PIB apresenta queda de 4% em relação a igual período de 2015.
O resultado do terceiro trimestre já era esperado por economistas. Com a nova queda, a economia brasileira deverá apresentar um também já aguardado resultado negativo no ano de 2016. Será a primeira vez que o Brasil registra dois anos seguidos de PIB negativo desde o início da série histórica, que se inicia no primeiro trimestre de 1996.
O alento, segundo economistas, deverá vir apenas em 2017, quando o PIB do país deverá voltar a crescer em torno de 1%.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.