Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PIB da Espanha avança 0,2% no 4º trimestre de 2010

O Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha cresceu 0,2% no quarto trimestre de 2010, após estagnação no trimestre anterior, segundo estimativas do Banco Central do país divulgadas em seu boletim econômico mensal.

Se o dado se confirmar, significa que a produção da Espanha em todo o ano passado caiu 0,1%. O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) vai publicar o primeiro cálculo oficial sobre o PIB espanhol no quarto trimestre no próximo dia 11. As estimativas do banco central geralmente ficam em linha ou são iguais às leituras do INE.

Produção industrial – O setor desacelerou em dezembro do ano passado, na medida em que o forte crescimento na produção de energia foi contrabalançado por uma queda na produção de equipamentos de capital, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). A produção industrial espanhola cresceu 0,5% em relação a dezembro de 2009, depois de ter subido 3,2% em novembro. Na mesma base de comparação, a produção de energia aumentou 4,6%, enquanto a de equipamentos de capital caiu 3,8%.

(com Agência Estado)