Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Petróleo fecha com leve alta em NY e fica quase estável em Londres

Os preços dos contratos futuros de petróleo encerraram a sessão de Nova York em leve alta nesta segunda-feira, após uma sessão bastante volátil, recuperando-se parcialmente das fortes quedas sofridas na semana passada. Em Londres, a commodity terminou o dia praticamente estável.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação para o “light sweet crude” negociado nos EUA) para entrega em novembro terminou a 80,24 dólares, em alta de 39 centavos em relação à sexta-feira.

No IntercontinentalExchange de Londres, o barril do Brent do mar do Norte com igual vencimento terminou quase sem mudanças (-3 centavos), a 103,94 dólares.

Os preços do WTI, que perderam mais de oito dólares na semana passada, haviam caído nas operações eletrônicas prévias à abertura à 77,11 dólares, seu nível mais baixo desde o início de agosto.

De acordo com analistas, os mercados acionários europeus refletiram principalmente as declarações do comissário europeu para assuntos financeiros, Olli Rehn, que disse ao jornal alemão, Die Welt, que os europeus consideram ampliar o fundo de emergência (Fesf) diante dos desafios da dívida.

“O mercado acredita que a União Europeia está formulando um plano para atacar os problemas da dívida”, explicou o analista do BNP Paribas, Tom Bentz.

O analista da TD Securities, Bart Melek, vai pela mesma linha. Segundo ele, a recuperação de hoje se explicou “essencialmente pelo otimismo de que haja um anúncio na Europa, onde os governos e o Banco central Europeu (BCE) tentam sustentar o sistema bancário”.

“Fundamentalmente, não se trata de outra coisa a não ser esperanças de melhora”, disse. “Por outro lado, a queda foi tão grande na semana passada que tivemos uma pequena recuperação neste pregão”, completou.