Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Petrobras tem prejuízo de R$ 1,25 bi no primeiro trimestre

Resultado foi pior que o esperado pelo mercado, que previa lucro líquido de 3,64 bilhões de reais no período

A Petrobras registrou prejuízo de 1,25 bilhão de reais no primeiro trimestre, informou a empresa nesta quinta-feira. No mesmo período do ano passado, a companhia teve lucro de 5,33 bilhões de reais.

O resultado veio pior do que o esperado pelo mercado. A expectativa era de um lucro líquido de 3,64 bilhões de reais, segundo média apurada pela agência Reuters com analistas.

O resultado da estatal foi afetado por maiores despesas de juros e variações monetárias e cambiais negativas, que somaram , que atingiram 9,57 bilhões de reais. A perda também deveu-se a menores vendas no mercado interno e queda na produção.

A produção total de petróleo e gás natural da Petrobras alcançou no primeiro trimestre 2,61 milhões de barris de óleo equivalente por dia, o que representou redução de 7%. Já a produção de derivados no Brasil ficou estável, somando 1,95 milhão de barris por dia. As vendas no mercado doméstico atingiram 2 milhões de barris por dia.

O fluxo de caixa livre ficou positivo em 2,38 bilhões nos primeiros três meses de 2016; no mesmo período de 2015, ele tinha sido negativo em 1,25 bilhão de reais. O motivo, segundo a companhia, foram maiores margens de diesel e de gasolina no mercado interno, menores gastos com participações governamentais e importações, e redução dos investimentos.

De acordo com a Petrobras, o endividamento bruto em reais da empresa caiu 9% e passou de 492,84 bilhões de reais em 31 de dezembro de 2015 para cerca de 450 bilhões de reais em 31 de março.

Leia mais:

PWC resiste a assinar balanço do fundo de pensão da Petrobras

Acionistas da Petrobras aprovam balanço de 2015 da empresa

(Da redação)