Petrobras aumenta preço médio da gasolina em 2,8% nas refinarias
Foi o primeiro reajuste desde 29 de setembro no combustível e diesel também subiu; produto é sensível ao valor do dólar, que bateu R$ 4,20 na segunda-feira
A Petrobras anunciou nesta terça-feira, 19, reajuste de 2,8% no preço da gasolina nas refinarias. Foi o primeiro aumento em um mês e meio. Também houve reajuste de 1,2% no preço do óleo diesel, que não subia desde 1º de novembro.
Com o reajuste de cerca de 5 centavos, o preço médio da gasolina está agora em aproximadamente de 1,84 real por litro, maior valor desde o final de maio (1,95 real). Já o diesel passará a custar 2,22 reais por litro.
A Petrobras decide sobre os preços dos combustíveis com base em fatores como a cotação internacional do petróleo e o câmbio, sistema em vigor desde setembro do ano passado. Na segunda-feira, o dólar fechou numa máxima recorde, acima de 4,20 reais na venda. No acumulado de novembro, a moeda havia subido até o fechamento de segunda-feira 4,91%, mais do que anulando a queda de outubro (-3,52%) e a caminho da maior valorização mensal desde agosto (+8,51%).
O repasse do preço da gasolina ao consumidor final depende tanto das distribuidoras como dos postos de combustível. Segundo a companhia, o valor da gasolina na refinaria equivale a 25% do total. Outros 16% são da distribuidora e dos postos, e 59%, de imposto.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio da gasolina cobrado nos postos era de 4,407 reais por litro, na última semana. O valor teve majorações consecutivas nas últimas três semanas e acumula uma alta de 0,66% no período.
(com Reuters)
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Cruz Azul x Flamengo: onde assistir, horário e escalações
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
Presidente da CCJ diz que pretende ‘enterrar’ projeto que reduz pena de Bolsonaro
Qual eleitor mais se arrepende de ter votado em Lula, segundo o Datafolha







