Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

OSX terá aumento de capital de até US$ 1 bilhão

A companhia informou em fato relevante que o primeiro aumento de capital no valor de 250 milhões de dólares será feito até 26 de outubro de 2012

A OSX, companhia de construção naval do grupo EBX, do empresário Eike Batista, anunciou nesta quarta-feira que receberá 500 milhões de dólares de novo capital até 23 de março de 2013, com compromisso ainda de até 500 milhões de dólares mais até março de 2014. A companhia informou em fato relevante que o primeiro aumento de capital no valor de 250 milhões de dólares será feito até 26 de outubro de 2012.

Os acionistas controladores da companhia se disponibilizaram a prorrogar até 23 de março de 2014 o direito outorgado à OSX de exercer o saldo do valor da opção, que soma 500 milhões de dólares adicionais. “Esse novo compromisso dos acionistas controladores perante a OSX reafirma a perspectiva de que a nova capitalização total da OSX decorrente da opção possa atingir o valor total de 1 bilhão de dólares até março de 2014”, afirma a empresa, na nota.

A ação foi aprovada por unanimidade dos membros independentes do Conselho de Administração. O aumento de capital se dará por meio da emissão de ações ordinárias da companhia, ao preço de emissão estipulado na opção, correspondente ao preço por ação apurado na oferta pública inicial de ações da companhia corrigido pelo IGP-M-FGV.

Conforme o fato relevante, o aporte será feito nos termos de contrato datado de 16 de março de 2010, que tem o objetivo de dotar a OSX de capital social adicional para a execução e implementação do seu plano de negócios, conforme recomendação da diretoria da companhia. No fim de setembro o gerente de Relações com o Mercado da empresa, Gustavo Trindade, já havia comunicado que a OSX estava procurando um empréstimo de curto prazo de cerca de 250 milhões dólares para completar as necessidades de financiamento para a construção da FPSO OSX-3, uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência. Leia também: OSX, de Eike Batista, não vai fechar capital (com Agência Estado)