Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama anuncia nesta terça o aumento do salário mínimo

Em seu tradicional discurso de início de ano, o State of the Union, o presidente americano vai atender a uma das principais demandas de grupos liberais

Na noite desta terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará seu tradicional discurso anual ‘State of Union’, em que falará sobre as perspectivas para a economia do país, além de um balanço sobre o ano de 2013. Segundo um documento divulgado pela Casa Branca antecipadamente, o presidente anunciará uma nova proposta para o salário mínimo para trabalhadores que assinarem contratos de serviços com o governo federal. A alta prevista pela Casa Branca levará o mínimo de 7,25 dólares para 10,10 dólares por hora. Os rendimentos seriam reajustáveis conforme a inflação.

Esta é uma das principais demandas dos trabalhadores americanos, apoiados por grupos liberais. Ela será imposta na forma de decreto presidencial por Obama. Um grupo de quinze senadores chegou a escrever há alguns meses uma carta ao presidente pedindo que cobrasse das empresas contratadas para prestar serviços públicos um salário “decente” de seus empregados.

Uma pesquisa da National Employment Law Project sobre serviços como confecção de uniformes militares, alimentação e zeladores prediais mostrou que 75% deles ganham menos que 10 dólares a hora.

Leia mais:

Obama usará Estado da União para anunciar ações sem o Congresso

Obama diz que maconha não é mais perigosa que álcool

Obama promete acabar com espionagem contra países aliados

Para Obama, negociação com o Congresso pode ser mais difícil que com o Irã

Vale lembrar, porém, que mesmo que Obama use seu poder executivo para assinar o decreto, a medida precisará passar pelo crivo do Congresso para começar a valer – e alguns republicanos já se mostraram contrários à medida. Estima-se que aproximadamente 2 milhões de americanos trabalhem para o governo, entre eles zeladores e operários da construção civil. “Impulsionar os salários vai reduzir a rotatividade e elevar a moral, resultando em maior produtividade. Subir os salários daqueles que estão na base vai aumentar a qualidade e a eficiência dos serviços fornecidos pelo governo”, disse a Casa Branca em comunicado.

Para o discurso desta terça-feira à noite, espera-se ainda que Obama fale de redução das desigualdades entre ricos e pobres e da ajuda governamental para impulsionar a classe média.

(com agência Reuters)