Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Nowotny, do BCE: é prematuro discutir saída da Grécia do euro

Por Da Redação 10 Maio 2012, 07h51

VIENA, 10 Mai (Reuters) – É muito cedo para discutir uma saída em potencial da Grécia da zona do euro, mas o país não pode esperar mais ajudas externas se não pressionar pelas reformas, afirmou o membro do Conselho do Banco Central Europeu (BCE) Ewald Nowotny nesta quinta-feira.

“Acho que essa é uma discussão prematura”, disse ele a repórteres quando questionado sobre as perspectivas de uma saída da Grécia.

“O que temos que discutir agora e nos concentrar em resolver é a situação que vemos agora, e a resposta para solucionar isso está com o governo e o sistema de política gregos”, acrescentou.

“O tempo está voando porque existem necessidades financeiras, mas os primeiros passos precisam ser dados agora pelo lado grego.”

Nowotny ainda afirmou que não é o momento para que o BCE retire suas medidas de emergência.

“Sempre que tomamos novas ações no BCE, também discutimos como as encerrar. Se surgir a necessidade, temos um arsenal para ficarmos do lado restritivo”, disse ele, que também é presidente do banco central da Austrália.

“Temos uma série de possibilidades para o lado restritivo, mas é importante destacar que agora não é o momento para isso”, completou.

(Reportagem de Michael Shields e Sakari Suoninen)

Continua após a publicidade
Publicidade