Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Déficit em conta corrente cresce em 2011 no Brasil

BRASÍLIA, 24 Jan (Reuters) – O Brasil registrou em dezembro déficit em transações correntes de 6,040 bilhões de dólares, informou o Banco Central nesta terça-feira. No ano, o rombo atingiu 52,612 bilhões de dólares, contra 47,323 bilhões de dólares em 2010. Apesar do salto, os investimentos produtivos foram suficientes para cobrir o déficit no período. O resultado da conta corrente de 2011 foi afetado, entre outros, pelas remessas de lucros e dividendos de multinacionais instaladas no país, que somaram 4,741 bilhões de dólares em dezembro e 38,166 bilhões de dólares no ano todo. Em 2010, o total havia sido de 30,375 bilhões de dólares.

Transportes e Alimentos puxam alta do IPCA-15

SÃO PAULO, 24 Jan (Reuters) – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) -considerado uma prévia da inflação oficial- subiu 0,65 por cento em janeiro, ante alta de 0,56 por cento em dezembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. Economistas consultados pela Reuters previam alta de 0,57 por cento em janeiro, segundo a mediana das previsões, que variaram de 0,50 por cento a 0,65 por cento.

Investidores prometem 60 bi de euros para alavancagem do EFSF

BRUXELAS, 24 Jan (Reuters) – Investidores prometeram investir, juntamente com o fundo de resgate temporário da zona do euro, o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF, na sigla em inglês), 60 bilhões de euros em títulos do bloco, sob um esquema de coinvestimento de fundos, afirmou o presidente do EFSF, Klaus Regling. No esquema, os 440 bilhões de euros do EFSF absorveriam a primeira perda potencial até uma certa quantia, em um investimento feito por investidores privados na dívida da zona do euro.

Setor de serviços sustenta recuperação na França

PARIS, 24 Jan (Reuters) – A atividade do setor privado francês cresceu em janeiro pela primeira vez em quatro meses, ajudada por uma recuperação no setor de serviços, mas a disseminada fraqueza no recebimento de pedidos dissipou a perspectiva de uma retomada rápida antes da eleição presidencial. O índice preliminar Markit/CDAF de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês), divulgado nesta terça-feira, que combina dados das empresas de serviços e de manufatura, aumentou para 50,9 em janeiro, após 50,0 em dezembro.

Brasil Travel pode movimentar até R$1,42 bi em IPO

RIO (Reuters) – O grupo de turismo Brasil Travel pode movimentar até 1,42 bilhão de reais em uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) primária e secundária, segundo termos da operação publicados nesta terça-feira. O anúncio do IPO acontece um dia depois que a companhia de serviços de exploração de petróleo e gás Seabras divulgou os termos de sua operação de até 1,7 bilhão de reais, na segunda-feira .

BC japonês vê recuperação atrasada com crise na Europa

TÓQUIO, 24 Jan (Reuters) – O Banco Central do Japão prevê que a economia vai se contrair no ano fiscal corrente, mas manteve a política monetária estável nesta terça-feira, esperando que as exportações para os países emergentes e a reconstrução depois do terremoto do ano passado ajudem a alimentar uma recuperação constante ainda neste ano. O presidente do banco central, Masaaki Shirakawa, alertou, no entanto, que a crise da dívida soberana na Europa continua sendo a maior ameaça para as perspectivas de recuperação do país, já obscurecida pela recente valorização do iene frente ao euro e pela diminuição da demanda global por produtos japoneses.

Setor de serviços pode evitar recessão na zona do euro

LONDRES, 24 Jan (Reuters) – A zona do euro ainda pode escapar da recessão graças a uma surpreendente virada no setor de serviços, que predominou sobre a atual contração da indústria neste mês, segundo pesquisas divulgadas nesta terça-feira. O Índice Preliminar Composto de Gerentes de Compra da Zona do Euro (PMI, na sigla em inglês), frequentemente visto como um indicador de crescimento, subiu de 48,3 em dezembro para 50,4 em janeiro – a maior leitura em quatro meses. O dado superou a previsão mais alta, de 49,5, feita em uma pesquisa da Reuters, que resultou em uma mediana de 48,5.

Lucro da Siemens cai 23% e fica abaixo das estimativas

FRANKFURT, 24 Jan (Reuters) – O conglomerado alemão Siemens teve queda de 23 por cento no lucro operacional em seu primeiro trimestre fiscal, prejudicado pela crise de dívida da Europa e ficando abaixo das mais pessimistas estimativas, informou nesta terça-feira a companhia. O lucro de seus principais negócios -indústria, energia, cuidados com a saúde e infraestrutura- caiu para 1,60 bilhão de euros (2,09 bilhões de dólares).

Bolsas da Ásia têm alta limitada por Grécia

TÓQUIO, 24 Jan (Reuters) – As bolsas de valores asiáticas fecharam mistas nesta terça-feira, com os ganhos iniciais reduzidos depois que as negociações para reestruturação da dívida da Grécia sofreram outro grande revés, levantando a possibilidade de calote. Os ministros das Finanças europeus rejeitaram na segunda-feira uma oferta feita pelos credores privados para ajudar a reestruturar a dívida grega.

Lucro da Siemens cai 23% e fica abaixo das estimativas

FRANKFURT, 24 Jan (Reuters) – O conglomerado alemão Siemens teve queda de 23 por cento no lucro operacional em seu primeiro trimestre fiscal, prejudicado pela crise de dívida da Europa e ficando abaixo das mais pessimistas estimativas, informou nesta terça-feira a companhia. O lucro de seus principais negócios -indústria, energia, cuidados com a saúde e infraestrutura- caiu para 1,60 bilhão de euros (2,09 bilhões de dólares).