Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Chevron é autuada por falta de medidas para evitar vazamento-ANP

RIO DE JANEIRO, 15 Mar (Reuters) – A Chevron foi autuada novamente por não ter atendido notificação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para apresentar medidas necessárias que evitassem novas exsudações (vazamento por fissuras no fundo do oceano) na área onde vazou petróleo do Campo de Frade, em novembro do ano passado, informou nesta quinta-feira o órgão regulador brasileiro. (Reportagem de Sabrina Lorenzi)

BOLSA EUA-S&P 500 fecha acima de 1.400 pela 1a vez desde 2008

NOVA YORK, 15 Mar (Reuters) – O índice S&P 500 fechou acima de 1.400 pontos pela primeira vez desde a crise financeira de 2008 nesta quinta-feira, enquanto as ações continuaram a série de altas que tem rendido um fluxo constante de ganhos neste ano. O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,44 por cento, para 13.252 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 teve valorização de 0,60 por cento, para 1.402 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,51 por cento, para 3.056 pontos.

Região do Campo de Frade tem novo vazamento, diz ANP

RIO DE JANEIRO, 15 Mar (Reuters) – A Agência Nacional do Petróleo informou nesta quinta-feira que há um novo vazamento de petróleo na mesma região do incidente envolvendo a petroleira norte-americana Chevron, no campo de Frade, na Bacia de Campos (RJ). O vazamento deve estar vindo de fissuras no fundo do mar e não do poço da Chevron que foi abandonado após o acidente ocorrido em novembro, afirmou à Reuters assessoria de imprensa do órgão regulador brasileiro.

Não há espaço para deslizes no pacote grego–FMI

WASHINGTON, 15 Mar (Reuters) – Não há espaço para deslizes no pacote de resgate da economia da Grécia, e falhas na implementação das políticas acertadas podem desencadear uma “dívida dinâmica insustentável”, disse nesta quinta-feira o chefe da missão do FMI na Grécia, Poul Thomsen. O maior risco para a implementação do novo programa do Fundo Monetário Internacional com a União Europeia (UE) para a Grécia é que o país atrasa reformas econômicas necessárias para suprir grandes lacunas de competitividade, afirmou o dirigente em audioconferência com repórteres.

Justiça do Trabalho declara ilegal greve trabalhista em Jirau

RIO (Reuters) – A Justiça do Trabalho declarou ilegal a greve de trabalhadores da usina hidrelétrica de Jirau e fixou multa de 200 mil reais para os trabalhadores das empresas Enesa Engenharia e Camargo Corrêa em caso de descumprimento da decisão. O desembargador Ilson Alves Pequeno Júnior, relator do Dissídio Coletivo de Greve no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 14ª Região, declarou nesta quinta-feira em caráter liminar a greve ilegal, e determinou o retorno dos funcionários ao trabalho, informou o tribunal em comunicado.

Chevron identifica nova fonte de vazamento no Campo de Frade

SÃO PAULO, 15 Mar (Reuters) – A Chevron Brasil identificou novo vazamento durante monitoramento do Campo de Frade, informou a companhia em nota. Segundo a empresa, apenas “algumas pequenas bolhas foram vistas na superfície” nesta quinta-feira. “A Chevron Brasil identificou durante o monitoramento do Campo Frade pequena mancha e uma nova fonte de afloramento”, diz a nota. “As agências foram notificadas.”

Copom sinaliza juros “ligeiramente” acima de 8,75%

BRASÍLIA, 15 Mar (Reuters) – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deixou claro que pretende levar a Selic para patamares “ligeiramente acima dos mínimos históricos” e estabilizá-la neste nível. O piso já alcançado na taxa básica de juros é de 8,75 por cento ao ano, que vigorou entre julho de 2009 a abril de 2010. “O Copom atribui elevada probabilidade à concretização de um cenário que contempla a taxa Selic se deslocando para patamares ligeiramente acima dos mínimos históricos, e nesses patamares se estabilizando”, informou o BC na ata da última reunião do Copom realizada em 6 e 7 de março e divulgada nesta quinta-feira.

Apesar de BC, dólar fecha em leve queda por fluxo e Copom

SÃO PAULO, 15 Mar (Reuters) – O dólar fechou em queda frente ao real nesta quinta-feira, reagindo a fluxos de recursos e resistindo à volta das intervenções do Banco Central, que apenas nesta sessão realizou dois leilões de compra de moeda no mercado à vista. Segundo operadores, as perspectivas de que a Selic, taxa básica de juros, não caia tanto quanto o estimado e o quadro externo positivo também ajudaram a puxar o dólar para baixo nesta sessão.

Cresce estocagem de alimentos do Irã

LONDRES/HAMBURGO, 15 Mar (Reuters) – Embarcações transportando pelo menos 360 mil toneladas de grãos estão alinhadas para descarregar no Irã, segundo mostraram dados de navegação da Reuters nesta quinta-feira, um sinal de que Teerã está conseguindo armazenar alimentos para neutralizar o impacto das duras sanções ocidentais. O Irã tem comprado trigo em um ritmo frenético, encomendando uma grande parte do esperado para suas necessidades anuais em pouco mais de um mês, e pagando um prêmio em moedas que não o dólar, para contornar as sanções do Ocidente e evitar conflitos sociais.

Pimentel: Brasil e México fecharão acordo bom para ambos

15 Mar (Reuters) – Brasil e México irão fechar um acordo automotivo que seja bom para ambos os países, disse nesta quinta-feira o ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, em Pernambuco, segundo informou sua assessoria de imprensa. Pimentel, que na quarta-feira esteve no México para reuniões sobre o acordo automotivo, afirmou ainda que o acerto contemplará uma cota móvel e flexível de exportações.