Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Merkel não crê que eurobônus são solução, diz porta-voz

Por Álvaro Campos

Berlim – O governo da Alemanha afirmou hoje que não tem uma resposta imediata para as renovadas propostas de introdução de um bônus comum da zona do euro (eurobônus), mas o porta-voz da chanceler Angela Merkel reiterou que ela não acredita que isso possa resolver os atuais problemas do bloco.

“A chanceler e o governo não acreditam que os eurobônus seriam uma cura universal para a crise, no momento”, disse Steffen Seibert, em uma coletiva de imprensa rotineira. Ele acrescentou que Merkel vê um risco, de que tais bônus possam tirar a atenção da razão essencial dos problemas da região.

Em um documento que deve ser publicado na quarta-feira, a Comissão Europeia (braço executivo da União Europeia) deve propor três opções para eurobônus, com níveis variados de garantias oferecidas pelos 17 membros do bloco. Seibert disse que o governo alemão só vai tomar uma decisão sobre essas propostas quando elas forem anunciadas oficialmente e depois de estudá-las minuciosamente.

O porta-voz alemão também confirmou que Merkel vai se encontrar o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o novo primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, quinta-feira, na França. No encontro, Monti deve apresentar seus planos para restaurar as finanças públicas e a competitividade do seu país. As informações são da Dow Jones.