Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mercado mantém previsão de PIB, mas sobe a de inflação

Para analistas ouvidos pelo Banco Central, IPCA deve fechar 2013 em 5,68%

Depois de quatro semanas consecutivas reduzindo suas projeções para o crescimento da economia brasileira em 2013, o mercado financeiro manteve, segundo pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira, sua perspectiva de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 3,1% nesta semana. Em relação à inflação, contudo, a expectativa piorou: analistas ouvidos pelo BC elevaram a projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 5,68%, ante 5,67% na pesquisa anterior.

Se o índice de inflação corresponder à expectativa do mercado, ficará bem acima do centro da meta do governo, de 4,5%. Esta é a quinta semana consecutiva em que o mercado eleva a estimativa para a inflação.

Já a previsão de cotação do dólar para o fim deste ano foi reduzida a 2,05 reais ante 2,07 reais anteriormente.

Na semana passada, o governo anunciou o reajuste da gasolina para a Petrobras em 6,6%, o que deve pressionar a inflação. Contudo, dados do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), indicador de inflação usado para reajustar contratos de aluguel, mostraram desaceleração em janeiro. O IGP-M registrou alta de 0,34% em janeiro após elevação de 0,68% em dezembro, com destaque para a queda nos preços de matérias-primas brutas

Leia também:

Leia também:

Governo elevará mistura do etanol à gasolina a 25%

Governo vende dólar para segurar inflação

Meta de inflação está sendo jogada pela janela, diz FT

(com agência Reuters)