Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PIB: ‘Entraremos em 2018 em um ritmo forte’, diz Meirelles

Ministro da Fazenda comemorou alta de 0,2% no PIB após dois anos de retração, inflação alta e aumento do desemprego

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, comemorou a alta de 0,2% no PIB do segundo trimestre divulgado pelo IBGE na manhã desta sexta-feira. Em nota, Meirelles considerou que as medidas tomadas pela equipe econômica estão surtindo efeito após dois anos de retração, inflação alta e aumento do desemprego.

 

As empresas estão voltando a contratar. A inflação baixa e a queda consistente dos juros contribuem para a retomada do consumo das famílias. O IBGE mostrou que o consumo familiar voltou a crescer depois de nove trimestres de retração”, diz trecho do texto. 

O ministro também acredita que a melhora vai continuar nos próximos meses. “Entraremos em 2018 num ritmo forte e constante”, escreveu.

Para 2018, Meirelles estima que o crescimento da economia fique entre 2,5% e 3%. A proposta orçamentária enviada ao Congresso tem uma projeção de crescimento mais conservadora, de 2%.

Um dos fatores que impulsionaram o crescimento do consumo familiar foi a liberação das contas inativas do FGTS, que injetou cerca de 40 bilhões de reais na economia. Boa parte desse dinheiro foi direcionada para o consumo.

O consumo das famílias cresceu 1,4% no segundo trimestre em relação ao primeiro. Foi a primeira alta após nove trimestres seguidos de queda, segundo o IBGE. 

Mais cedo, o presidente Michel Temer, que está em visita oficial à China, classificou o resultado do PIB como “uma boa solução”. Temer deu a declaração durante entrevista a jornalistas após encontro com o presidente do país asiático, Xi Jinping, o primeiro-ministro Li Keqiang e com o presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Yu Zhengsheng, no  Grande Palácio do Povo.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Napoleao Gomes

    Q!uando esse banqueiro corrupto vagabundo diz “nós entraremos em r´tmo forte, ele quer dizer “nós os banqueiros”! Ele deveria ser queimado numa praça do Brasil.

    Curtir

  2. O Brasil é um país incrível mesmo não?- É único país que a economia cresce e a arrecadação cai- parabéns aos fabricadores de noticias. Quanto estão recebendo?

    Curtir