Clique e assine com até 92% de desconto

Massa salarial real deve continuar beneficiando comércio

Por Da Redação 22 dez 2011, 09h31

Por Eduardo Rodrigues e Adriana Fernandes

Brasília – O Banco Central avalia no Relatório de Inflação do quarto trimestre que o crescimento da massa salarial real deve continuar beneficiando o comércio, bem como a disponibilidade de crédito para as famílias e sua expansão moderada. Já a demanda externa tem contribuído apenas modestamente para o crescimento da quantidade exportada. Por outro lado, o documento destaca que novos investimentos previstos para 2012 devem impulsionar a formação bruta de capital fixo (FBCF) nos próximos trimestres.

A autoridade monetária considera que a moderação no ritmo de crescimento da economia reflete as medidas de contração implementadas desde o fim do ano passado, cita a redução em 0,7% no consumo do governo no terceiro trimestre do ano.

Para o BC, essas medidas são potencializadas pela deterioração do cenário econômico global a partir do terceiro trimestre deste ano. Segundo o relatório, a volatilidade e a aversão global ao risco estão em níveis bem altos e os riscos para a estabilidade financeira mundial se ampliaram. Entre os motivos está a forte exposição dos bancos globais à dívida da zona do euro.

Continua após a publicidade
Publicidade