Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Maia: base permitirá aprovar Previdência nas próximas semanas

Presidente da Câmara se colocou como líder na Casa do processo de articulação pela votação da proposta

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 29 nov 2017, 16h20 - Publicado em 29 nov 2017, 15h43

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira ter “certeza” de que a base vai conseguir criar as condições necessárias para aprovar a reforma da Previdência “nas próximas semanas”. Ele se colocou como líder na Câmara do processo de articulação pela votação da proposta, isso depois de suscitar desconfianças no governo com a declaração dada no início da semana de que a votação do texto na Casa poderia ficar para o ano que vem.

  • “Os que ganham pouco financiam os que ganham mais na Previdência. É essa distorção que temos de enfrentar de forma objetiva. Estamos fazendo grande esforço e, nas próximas semanas, tenho certeza que vamos construir as condições para aprová-la”, disse Maia em almoço da União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (Unecs) e da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo.

    Maia destacou que a reforma foi proposta para “proteger” a renda dos mais pobres e que sem isso a inflação até pode “resolver” o problema dos benefícios mais altos na Previdência. Mas essa opção seria “injusta” com a maior parte da sociedade.

    “Defendo com muita clareza e toda a transparência que as reformas são muito importantes, por isso lidero esse processo na Câmara”, disse o presidente da Casa. “Vamos liderar isso para que o Brasil saia da crise e tenha recursos para aplicar”, emendou, enfatizando a necessidade de o país investir em educação.

    Maia também citou outras reformas aprovadas pelo governo do presidente Michel Temer – que também estava presente no almoço. Ele listou a reforma trabalhista e a criação do teto de gastos, para em seguida mencionar a importância das mudanças na Previdência.

    Continua após a publicidade
    Publicidade