Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lockhart diz que comunicação do Fed pode mudar

SÃO PAULO (Reuters) – O Federal Reserve pode dar mais clareza ao público sobre a direção provável da política monetária e a resposta da autoridade em condições variadas, disse o presidente do Fed de Atlanta, Dennis Lockhart, nesta segunda-feira.

“Há várias formas com as quais podemos comunicar com o público e os mercados para além de outra rodada de compras de ativos em larga escala”, disse Lockhart em resposta a perguntas durante seminário com estudantes.

“Eu certamente acho que é concebível que podemos melhorar nossas comunicações.”

O banco central dos Estados Unidos reduziu os juros para perto de zero há quase três anos e já comprou 2,3 trilhões de dólares em bônus para aumentar o crescimento.

Mais recentemente, o Fed mudou seu portfólio para deter mais bônus de longo prazo e com isso reduzir os juros das hipotecas. O banco também afirmou que provavelmente não elevará os juros antes da metade de 2013.

Lockhart afirmou que, dada a recente melhora da economia, se o Fed decidir tomar novas medidas, elas devem ser por meio de uma comunicação diferente com o mercado, e não pelo simples aumento das compras de bônus.

“À luz da performance um pouco melhor da economia, apesar do ritmo lento de redução do desemprego… se estivermos olhando para opções, eu preferiria mudar a comunicação.”

Segundo ele, o desempenho da economia dos Estados Unidos, embora não seja terrivelmente forte, superou as expectativas de acordo com dados recentes e pode registrar crescimento de mais de 3 por cento no último trimestre.

“Dado que os Estados Unidos são uma economia avançada… a taxa de crescimento é respeitável”, disse.

(Reportagem de Luciana Lopez)