Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Kit Kat causa disputa jurídica na União Europeia

Bloco rejeita pedido da Nestlé de registro do formato do chocolate, um dos mais populares do mundo

Por Da Redação
17 set 2015, 14h46

O formato de um dos mais populares chocolates do mundo é tema de disputa entre duas gigantes. No Reino Unido, a suíça Nestlé defende na Justiça que as quatro barrinhas de biscoito waffle cobertas com chocolate do Kit Kat compõem uma marca registrada da empresa. Por isso, não poderiam ser copiadas por concorrentes. O Tribunal de Justiça da União Europeia, no entanto, decidiu que o desenho do chocolate não é uma exclusividade da Nestlé.

A briga na Justiça acontece entre a Nestlé e a britânica Cadbury, uma das grandes fabricantes de doces na Europa e parte do grupo Mondelez, dono das marcas Lacta e Trakinas no Brasil. A fabricante do Kit Kat diz que, mesmo sem a embalagem vermelha ou o nome na parte superior do chocolate, o formato da barra é suficiente para distinguir a marca das demais. Por isso, pedia a marca registrada. Seria mais ou menos como o formato da garrafa de Coca-Cola que ganhou a primeira patente como marca comercial em 1960 nos Estados Unidos.

Os argumentos da empresa suíça – que vende mais de 1 bilhão de Kit Kats por ano – não foram suficientes para convencer a Justiça europeia. A decisão do Tribunal da UE, divulgada nesta quarta-feira, 16, diz que o formato do chocolate é “imposto pela própria natureza do produto” e é “necessária à obtenção” do resultado final vendido ao consumidor. Portanto, o desenho é influenciado pela produção e não necessariamente pode ser considerado uma marca comercial.

Com a decisão anunciada em Luxemburgo, o processo volta à Justiça do Reino Unido, que dará a sentença final. É provável que a decisão europeia abra caminho para que os britânicos mantenham o mesmo entendimento. Se isso for mantido, a Cadbury e outras fabricantes poderão lançar os seus próprios chocolates à moda do KitKat em breve.

Leia também:

‘Indignados’, homens reclamam de propaganda da Bombril no Conar

Conheça as 10 marcas mais valiosas do mundo em 2015

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.