Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

‘Indignados’, homens reclamam de propaganda da Bombril no Conar

Comercial diz que toda mulher é uma diva, e todo homem é 'diva-gar'; Conar vai investigar

Por Da Redação
13 ago 2015, 15h32

Alguns homens se sentiram ofendidos com a nova propaganda da Bombril, estrelada por Ivete Sangalo, Monica Iozzi e Dani Calabresa. A peça, que faz piada com quem é do gênero masculino, virou alvo de investigação do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), após o registro de cerca de 15 queixas, nesta quarta-feira, que alegam “discriminação” e “ofensa à figura masculina”.

“Eu concordo com a Ivete, toda mulher nasceu para brilhar”, fala Mônica, na abertura do comercial. “Ah, a gente brilha muito”, complementa Dani. Em seguida, Ivete diz: “Meu amor, a gente arrasa no trabalho, faz sucesso o dia todo e ainda deixa a casa brilhando”, diz, acrescentando que “toda brasileira é uma diva”.

Em seguida, elas comparam as mulheres com os homens. “Ixe, esses daí nem com todos os produtos da Bombril para ajudar na casa”, afirmam, dizendo que não dá nem para comparar. Então, Calabresa solta o trocadilho que incomodou a ala masculina: “Toda mulher é uma diva, e todo homem é ‘diva-gar’ [devagar]”. Ao final, Ivete encerra a peça: “Divou! Bombril, os produtos que brilham como toda mulher”.

https://youtube.com/watch?v=PdllP358nAI

Continua após a publicidade

Nas redes sociais, o papel se inverteu: foram as mulheres que criticaram a propaganda. “São tão divas que estamos aqui falsamente alimentando seus egos pra dizer que, na verdade, a limpeza é papel seu!”, disparou uma usuária do Facebook na página oficial da marca. “Machista até o caroço, que vergonha!”, afirmou outra usuária da rede.

Em nota, a a Bombril esclarece que a campanha foi “estrategicamente desenvolvida para valorizar o protagonismo feminino”. Para a marca, o vídeo usa uma linguagem “bem-humorada” para ressaltar o valor da mulher na sociedade brasileira e não tem a intenção de ofender os homens ao fazer uma brincadeira com a palavra diva.

A propaganda deve ser julgada em setembro. Até lá, o comercial, que entrou este mês na TV aberta, poderá ser veiculado normalmente. Em 2011, o Conar julgou – e arquivou – um caso parecido, em que, em uma propaganda da Bombril, Marisa Orth, Dani Calabresa e Monica Iozzi comparavam os homens a cachorros, sugerindo que eles fossem adestrados.

Continua após a publicidade

Leia mais:

Marca que revoltou mulheres por associar cólica a ‘mimimi’ tira campanha do ar

Mulheres protestam contra campanha que trata cólica menstrual como ‘mimimi’

Continua após a publicidade

(Da redação)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.