Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Justiça determina bloqueio de mais R$ 1 bi da Vale

Ação busca reparar atingidos pela evacuação em zonas próximas à barragem de Vargem Grande; total de recursos congelados da companhia sobre para R$ 17,6 bi

A Justiça bloqueou mais 1 bilhão de reais em recursos da Vale, elevando o total congelado para 17,6 bilhões de reais, informou a mineradora nesta segunda-feira, 1°, em meio aos reflexos do rompimento da barragem da companhia em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro, que deixou mais de 300 mortos.

Segundo a empresa, o mais recente bloqueio foi determinado ainda na sexta-feira pela 1ª Vara Civil da Comarca de Nova Lima (MG), “visando resguardar a reparação de danos causados às pessoas atingidas pela evacuação da zona de auto salvamento da barragem de Vargem Grande, assim como de potenciais danos às pessoas e ao meio ambiente em caso de rompimento”.

Adicionalmente, a Justiça determinou que a companhia se abstenha de praticar qualquer “ato tendente a construir, operar, alterar e/ou utilizar a Barragem Vargem Grande, bem como adote certas medidas visando garantir a estabilidade e segurança da barragem e das outras estruturas integrantes do complexo minerário onde está situada”.

A evacuação ocorreu no dia 22 de fevereiro, após análises constatarem a possibilidade de alguns parâmetros de segurança das estruturas estarem inferiores aos previstos pela regulação da Agência Nacional de Mineração (ANM).

A Vale frisou que ainda não foi formalmente notificada da decisão e que adotará as medidas cabíveis no prazo legal, mas ponderou que a projeção de vendas de minério de ferro e pelotas não será alterada, uma vez que as operações do complexo de Vargem Grande já se encontram paralisadas por determinação da ANM.

O bloqueio de 1 bilhão de reais se dá exatamente uma semana após a Justiça da Comarca de Barão de Cocais (MG) determinar o congelamento de outros quase 3 bilhões de reais, visando assegurar o ressarcimento de eventuais prejuízos de pessoas retiradas das proximidades da barragem Sul Superior.

A mineradora Vale registrou lucro líquido de 25,657 bilhões de reais em 2018, com alta de 45,6% em relação ao ano anterior, índice acima do projetado por analistas.

(Com Reuters)